Ícone alego digital Ícone alego digital

Ex-reitor diz que houve dificuldades, mas também progresso na UEG

16 de Agosto de 2024 às 09:59

Na sessão solene em comemoração aos 25 anos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer, ex-reitor da instituição, falou em nome dos homenageados. Ele destacou a complexidade em administrar uma universidade: “É um trabalho gratificante, mas exaustivo. Mas toda instituição passa por uma série de aporias, dificuldades e tensões internas”.

Aporia é um termo sinônimo de dificuldade, impasse, paradoxo, dúvida, incerteza. 

Reimer relembrou uma história acadêmica antiga em que, numa conversa na Universidade de Coimbra, em Portugal, alguns reitores brasileiros se queixaram das dificuldades em suas universidades. “E conta-se que, após ouvir as falas dos brasileiros, o então reitor de Coimbra, que é uma universidade quase milenar, teria dito: eu me solidarizo com vocês, mas nos nossos primeiros 400 anos também foi assim, cheio de aporia e dificuldades”. Assim, ele chamou atenção para o progresso que a universidade goiana teve em tão pouco tempo de existência.

Haroldo Reimer ressaltou ainda que, na época em que ocupava a reitoria da UEG, sempre era recebido pelo então governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e reafirmou a importância do diálogo direto. Por fim, o ex-reitor destacou que a instituição possui um caráter complementar às demais instituições federais de Goiás, sobretudo por atingir as camadas mais vulneráveis.

“A UEG é a instituição que no interior é responsável para capacitar pessoas para que estejam à altura para atender as demandas que estão cada dia mais exigentes e cada dia mais complexas”, encerrou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.