Bia de Lima quer política de apoio a estudantes em estado de vulnerabilidade social
A deputada Bia de Lima (PT) apresentou proposta para criar uma política de apoio psicossocial e psicopedagógico para alunos em situação de vulnerabilidade em Goiás. Protocolada com o número 17539/24, a matéria foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será distribuída à relatoria.
De acordo com Bia, a implementação do programa não apenas se alinha com a questão da responsabilidade social, mas também apresenta benefícios econômicos tangíveis para o Estado. “A existência de um ambiente escolar acolhedor e de apoio psicopedagógico pode reduzir significativamente as taxas de evasão escolar. Alunos que enfrentam desafios emocionais e sociais são mais propensos a abandonar os estudos, o que impacta negativamente seu futuro e a economia do Estado”.
Em suas justificativas, a parlamentar lembra que investir no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, como resiliência, empatia e habilidades de comunicação, contribui para formar cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade. “A falta de apoio psicopedagógico pode levar a problemas de saúde mental e comportamental entre os jovens, aumentando os custos sociais em saúde e segurança pública. Ao investir na prevenção e no apoio, podemos economizar recursos a longo prazo”.
A legisladora defende, também, que alunos que recebem apoio adequado em suas dificuldades têm maior probabilidade de concluir a educação básica e buscar formação superior ou ingressar no mercado de trabalho de maneira mais produtiva, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado.
Um sistema educacional eficaz, que promove o bem-estar dos alunos, pode atrair investimentos para Goiás e incentivar a permanência de talentos locais, fortalecendo a economia do Estado a longo prazo é outro argumento defendido pela deputada para a aprovação de seu projeto.
A petista conclui afirmando que sua proposta não apenas promove o acolhimento dos alunos, mas também tem o potencial de gerar retornos econômicos significativos ao investir no desenvolvimento integral de nossos jovens, preparando-os para um futuro mais promissor e produtivo em Goiás.