Ícone alego digital Ícone alego digital

Sancionada a instituição do "Outubro Branco" em combate ao aborto

19 de Agosto de 2024 às 13:50

Recebeu sanção do Poder Executivo a Lei Estadual nº 22.888/2024, que prevê a criação do mês estadual "Outubro Branco", com o intuito de promover campanhas de combate ao aborto. A matéria foi analisada pela Assembleia Legislativa sob n°4059/23 e é de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL),

A lei pretende estimular a promoção de palestras, seminários, campanhas e mobilizações sobre o tema, voltados a sensibilizar a população acerca do direito do nascituro à vida, além de incentivar medidas para estimular ações de valorização da vida e outros procedimentos que levem à sua reflexão.

A medida ainda tem por objetivo divulgar informações sobre os preceitos da vida contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas e conscientizar gestantes que engravidarem sem planejamento, ou de modo indesejado, acerca da possibilidade de entregarem seus filhos para adoção como alternativa.

Por fim, o texto quer informar à gestante que pretende entregar seu filho para adoção sobre a rede de apoio disponibilizada pelo Poder Público, que vai desde o pré-natal até o nascimento da criança.

O legislador diz que a iniciativa tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o assunto, que é delicado e complexo. Paulo Cezar observa que o crime de aborto está descrito no Código Penal de 1940, entre os artigos 124 e 126, os quais ressaltam que a mãe e os demais envolvidos no procedimento podem ser processados.

“O bem mais relevante é a nossa existência, a vida. É um bem indispensável que o criador nos concedeu. Por isso, digo não ao aborto”, pontua Paulo Cezar em um trecho da justificativa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.