Ícone alego digital Ícone alego digital

Antônio Gomide reivindica ações para conscientização sobre a depressão de idosos

23 de Agosto de 2024 às 15:20

O deputado Antônio Gomide (PT) quer instituir, por meio do projeto de lei nº 17543/24, política de conscientização sobre a depressão da pessoa idosa em Goiás.

A proposta visa a promover campanhas educativas, capacitar profissionais de saúde e criar redes de apoio para identificar precocemente os sinais de depressão oferecendo tratamento adequado e suporte emocional. Além disso, também objetiva estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas para a realização de ações conjuntas de conscientização e apoio à pessoa idosa com depressão, e garantir o acesso a serviços de saúde mental de qualidade para a pessoa idosa, incluindo atendimento psicológico e psiquiátrico.

Segundo a propositura, as campanhas deverão distribuir materiais informativos em unidades de saúde, centros de convivência de idosos, escolas e outros locais; realizar palestras, seminários e workshops sobre a depressão na pessoa idosa; e utilizar de meios de comunicação, como rádio, televisão e internet, para disseminar informações sobre a depressão.

As capacitações dos profissionais de saúde deverão incluir cursos de formação e atualização sobre a temática e treinamentos práticos para a identificação precoce dos sinais de depressão e a abordagem adequada para o tratamento. As redes de apoio deverão oferecer também grupos de apoio e terapia comunitária; promover atividades de integração social e lazer visando à melhoria da qualidade de vida e à prevenção da depressão.

Em texto, o parlamentar ressalta que a Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE (2019) revelou que a depressão afeta cerca de 13% dos idosos, especialmente na faixa etária de 60 a 64 anos no Brasil. Segundo o autor da proposta, devido ao crescimento da população idosa no Estado, se fazem necessárias políticas públicas para garantir a qualidade de vida dessas pessoas.

A proposta frisa que essa implementação de campanhas educativas é essencial para informar a população sobre os sinais e sintomas da depressão, desmistificando a doença e incentivando a busca por ajuda.

O processo será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será designado à relatoria.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.