Participantes de audiência destacam passo histórico na reformulação do estatuto do MP-GO
Na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a manhã desta terça-feira, 20, está sendo ocupada por uma audiência pública para debater a reformulação do estatuto do Ministério Público do Estado (MP-GO), uma iniciativa liderada pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade). A reunião atraiu uma série de lideranças e profissionais ligados ao Ministério Público, cada um contribuindo com perspectivas valiosas sobre a proposta legislativa.
O procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, participou do evento com palavras de gratidão e respeito. "Quero, antes de mais nada, cumprimentar aqui e agradecer ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto, grande amigo do Ministério Público, pela sua presença, pelas suas palavras", disse ele. Peres enfatizou a importância da proposta para a autonomia e melhoria das condições de trabalho dos servidores. "É uma demonstração de referência e de respeito muito grande, fica aqui registrado o agradecimento por esse ato histórico", comentou, destacando que a legislação vai recuperar direitos perdidos e abrir caminho para futuras melhorias.
O deputado Karlos Cabral (PSB) destacou a liderança do procurador-geral na condução do projeto. "Eu quero dizer que o senhor está sendo, neste momento, aqui, o portador da lamparina no meio de uma estrada que está muito escura", afirmou Cabral, reconhecendo a proatividade de Cyro Terra Peres em atender as demandas dos servidores.
Adeilson Domingos, presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Goiás, falou sobre a relevância histórica da legislação para os servidores. "Este histórico documento reflete os direitos, deveres, princípios e diretrizes que vão nortear a tão valorosa atuação dos servidores da instituição", disse Domingos. Ele também ressaltou o esforço conjunto entre o sindicato e a Procuradoria Geral para elevar a dignidade e eficiência no ambiente de trabalho.
Frederico Guedes, diretor geral do MP-GO, refletiu sobre a importância do estatuto para a atuação do Ministério Público em benefício da sociedade. "Esse momento de reconhecimento da autonomia e da independência do Ministério Público é uma vitória não só do servidor da nossa instituição, mas é uma vitória principalmente do cidadão, que é o nosso principal cliente e o nosso principal patrão", destacou Guedes.
A audiência pública consolida um esforço coletivo para assegurar a justiça e a eficácia da instituição no cumprimento de suas funções essenciais.