Ícone alego digital Ícone alego digital

“Um momento de reflexão”, considera o ex-ministro Castro Filho

26 de Agosto de 2024 às 15:13

Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, proposto pelo deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião de Oliveira Castro Filho usou a tribuna para agradecer a honraria. Depois de saudar a família, disse ser um prazer encontrar nesta data, em que comemora 87 anos de vida, amigos e ex-alunos. 

Já nos primeiros minutos do discurso, o ex-ministro lembrou que aos 7 anos, por influência do pai, que bendizia a respeito da profissão, começou a idealizar a figura de um juiz de direito. “E consegui”, complementou. “É difícil num momento como esse ter palavras para agradecer. E olha que já recebi muitas homenagens, inclusive a de cidadão goiano, embora tenha nascido em Minas Gerais. Apesar das demais honrarias, nenhuma recebi no dia do meu aniversário”, disse. 

O homenageado também compartilhou a emoção ao chegar à Casa de Leis e se deparar com o nome de Maguito Vilela, como a sede do Poder Legislativo goiano foi batizada. “O conheci quando ainda era vereador na cidade de Jataí. Foi minha última comarca. O Maguito era muito jovem, mas já era presidente da Câmara e formado em direito. Sua partida precoce representa uma perda imensurável”, considerou. 

Depois, Castro Filho citou outros trechos da trajetória profissional, passando pela infância, onde, segundo ele, aos 13 anos “capinava na roça”, até a aposentadoria compulsória no Superior Tribunal de Justiça, aos 70 anos. “Esse é um momento sobretudo de reflexão. Agradeço aos senhores que me escolheram como homenageado, vocês não sabem o efeito que isso me traz. Isso é sinal de uma profunda amizade com o povo goiano. Sou muito grato a todos. Muito obrigado”, finalizou. 

Currículo 

Sebastião de Oliveira Castro Filho nasceu em 26 de agosto de 1937 na cidade de Nova Ponte (MG). Filho de Sebastião de Oliveira Castro e Maria Rosa de Oliveira, casou com Maria Karelina Araújo de Castro, com quem teve três filhos: Paulo César, André Luís e Cláudio Henrique. É também sua filha Christiane Ferreira de Castro e Oliveira.

Bacharel em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Sebastião passou por diversos cursos de especialização ao longo de sua carreira como jurista. Dentre eles, o de direito processual penal e direito penal, além de cursos de extensão universitária, pós-graduação, mestrado e, por fim, doutorado, ainda em curso na Universidade de Buenos Aires. 

Além de ter atuado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ele também foi desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), membro do Conselho Superior da Magistratura, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), juiz corregedor do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), dentre outras funções de destaque.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.