Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário analisa proposições parlamentares na sessão desta 3ª-feira

27 de Agosto de 2024 às 08:00
Plenário analisa proposições parlamentares na sessão desta 3ª-feira
Os deputados iniciam, nesta 3ª-feira, 27, a semana de trabalhos em Plenário, com sessão deliberativa a partir das 15 horas, no Plenário Iris Rezende. Na pauta, 40 proposições parlamentares. Em fase final de votação, destaque para projeto que destina parte do Imposto de Renda devido pelos contribuintes a fundos municipais que apoiam crianças, adolescentes e idosos, financiando projetos nas áreas de saúde e educação. A sessão será transmitida pela TV Assembleia Legislativa, pelo portal.al.go.leg.br e, ainda, no Youtube.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza nesta terça-feira, 27, a primeira sessão deliberativa ordinária da última semana de agosto, a partir das 15 horas, no Plenário Iris Rezende. Os deputados vão deliberar pauta com 40 proposições parlamentares, divididas entre oito matérias em segunda votação, 13 em primeira votação e 19 que aguardam análise de pareceres favoráveis emitidos pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Entre os projetos para segunda e definitiva fase de discussão e votação está o de nº 6222/24, de autoria da deputada Vivian Naves (PP), que propõe a instituição da Campanha de Destinação de Imposto de Renda "Cidadão Solidário" em Goiás. A proposta visa incentivar os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda devido a fundos municipais que apoiam crianças, adolescentes e idosos, além de financiar projetos nas áreas de saúde e educação. A justificativa da deputada destaca que a medida fortalece as políticas públicas e o terceiro setor, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Outro projeto de relevância é o de nº 8901/24, apresentado pelo deputado Lineu Olimpio (MDB), que busca alterar a Lei nº 22.093, de 6 de julho de 2023, acrescentando a Semana Estadual de Conscientização sobre o Câncer de Ovário na segunda semana de maio. O parlamentar enfatiza que a ampliação das ações de conscientização sobre a doença, alinhada ao Dia Mundial do Câncer de Ovário, celebrado em 8 de maio, é crucial para aumentar a visibilidade e o engajamento da sociedade nas atividades voltadas para o tema.

Além desses, outros seis projetos serão votados em segunda discussão. Entre eles, projetos que declaram de utilidade pública diversas  entidades, como a Associação Empresa Azul, sediada em Alexânia, a Associação Forró Sem Fronteiras, e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Idesa), ambos sediados em Goiânia.

Outro projeto em segunda votação é o de nº 2658/24, do deputado Anderson Teodoro (Avante), que propõe o reconhecimento da Copa Quilombola de Goiás como patrimônio cultural imaterial goiano. Há também a proposição nº 8136/24, do deputado Dr. George Morais (PDT), que institui o Dia Estadual do Neurocirurgião, e o projeto de lei nº 10435/22, do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que estabelece a Política Estadual para o Desenvolvimento e Expansão da Apicultura e Meliponicultura.

Na pauta para a primeira fase de discussão e votação, destaca-se o projeto de lei nº 2726/23, de autoria do deputado Lucas do Vale (MDB), que declara de utilidade pública a Associação VPC - Amigos de Deus, com sede em Goiânia. Outros projetos em primeira votação abordam desde a obrigatoriedade de informações sobre a tipagem sanguínea em exames de sangue até a instituição de programas como o "Dia do Desapego Consciente", voltado para a doação de materiais reutilizáveis.

Para mais informações sobre as matérias já constantes da Ordem do Dia para a sessão ordinária desta terça-feira, 27, consulte a pauta prévia.

Sessões ordinárias

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Assembleia Legislativa (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. Dessa forma, a população tem a oportunidade de acompanhar as discussões e votações de todas as matérias em pauta.

A Ordem do Dia, que é a fase mais importante da sessão, envolve a discussão e votação das matérias em destaque. Cada projeto de lei é analisado e debatido pelos deputados antes de ser votado. Esse momento é crucial para a democracia, pois é quando os parlamentares têm a oportunidade de defender suas proposições, ou argumentar contra as matérias das quais discordam.

As decisões tomadas na Assembleia Legislativa têm impacto direto na vida da população. Por isso, é fundamental que os cidadãos acompanhem o trabalho dos parlamentares e participem das decisões, dando a sua opinião e, assim, contribuindo para o aprimoramento da democracia.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.