Bia de Lima comenta o fechamento de escolas em Goiás
A deputada Bia de Lima (PT) foi a quarta a ocupar a tribuna no Pequeno Expediente da sessão ordinária desta terça-feira, 27, e usou da palavra para analisar o fechamento de escolas em Goiás, além de cobrar o cumprimento das promessas do Governo Estadual em relação à data-base e à concessão do plano de carreira dos professores da rede pública.
A parlamentar começou seu discurso protestando sobre o fechamento das escolas no município de Aparecida de Goiânia. “Não é possível que o Estado de Goiás vai continuar fechando escolas do noturno em Aparecida de Goiânia. Sob qual pretexto? Para dizer que nós iríamos sair bem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)? Tudo bem, nós já estamos em primeiro lugar”, esclareceu.
Lima destacou que esses fechamentos deixam professores sem ter onde trabalhar, muitas vezes prestes a se aposentar, além de forçá-los a irem a outros municípios. “Às vezes, no município só tem uma escola e o professor está tendo que ir para uma outra cidade para poder cumprir sua jornada de trabalho”, ressaltou.
Bia afirmou ainda que a economia feita, "às custas dos professores", não tem trazido qualquer benefício para os anseios da categoria e criticou a postura do Governo Estadual. “Promete que vai marcar data-base e não cumpre, promete que vai dar plano de carreira, não cumpre”, finalizou.