Criação do Programa Jovem Economista recebe sanção da Governadoria
Foi sancionada pelo Poder Executivo a Lei Estadual nº 22.959 (originalmente projeto de lei n° n° 1716/23), de autoria do deputado Talles Barreto (UB), que cria o Programa Jovem Economista. Aprovado em dois turnos em agosto, o programa promove fundamentos de finanças e empreendedorismo no âmbito das escolas estaduais de ensino médio.
A iniciativa consiste, sobretudo, na propagação de conhecimentos sobre economia, tributos, planejamento financeiro, empreendedorismo, investimentos e taxas aos alunos do ensino médio das escolas estaduais ligadas à Secretaria de Educação, especifica o deputado em sua justificativa.
A Política de que trata essa lei terá como diretrizes, prioritariamente, o incentivo à realização de palestras e seminários com noções de economia, funcionamento dos mercados, formação de preços, política de juros e taxas, política fiscal, empreendedorismo e crescimento econômico, declaração de imposto de renda, inflação e desemprego, orçamento pessoal, planejamento e organização financeira e noções sobre mercados de capitais e investimentos.
Prevê-se que o conteúdo será ministrado em aulas de disciplinas regulares do ensino formal, podendo também acontecer em contraturnos ou projetos de temas transversais.