Ícone alego digital Ícone alego digital

Tormin sugere expansão da área de irrigação na bacia hidrográfica do Rio São Marcos, entre Goiás e Minas Gerais

05 de Setembro de 2024 às 16:00
Tormin sugere expansão da área de irrigação na bacia hidrográfica do Rio São Marcos, entre Goiás e Minas Gerais

O deputado estadual Cristóvão Tormin (PRD) apresentou projeto de lei (nº 18613/24) em que pleiteia a expansão em mais de 50 mil hectares da área de irrigação na bacia hidrográfica do Rio São Marcos, a montante da Usina Hidrelétrica de Batalha, entre os municípios de Cristalina (GO) e Paracatu (MG). 

No texto do projeto, Tormin aponta uma diferença significativa no crescimento econômico entre as regiões do Alto São Marcos. Segundo ele, entre 2016 e 2024, a área localizada em Minas Gerais experimentou um crescimento de 24%, enquanto Goiás enfrentou uma desaceleração devido ao marco regulatório vigente. 

De acordo com o deputado, “Cristalina, que contribui com 72% para a bacia do São Marcos, é uma região de grande potencial econômico. No entanto, a estagnação no Estado de Goiás, decorrente de promessas não cumpridas do marco regulatório, impede o avanço necessário. A liberação de 50 mil hectares adicionais é essencial para atender às demandas reprimidas e regularizar as atividades de irrigação, corrigindo assimetrias de desenvolvimento”, argumenta.

Além disso, Tormin afirma que é necessário aprimorar a gestão dos recursos hídricos, incluindo a reservação de água em barramentos e a regularização do uso de poços artesianos. 

“Goiás tem o potencial de se consolidar como um estado líder em agricultura tecnificada, com a duplicação da área irrigada para 1 milhão de hectares. Isso resultará em maior segurança produtiva, crescimento do PIB e geração de empregos”, ressalta o deputado.

O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob análise do relator Amilton Filho (MDB). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.