Gestor do Ipasgo Saúde detalha novo funcionamento e avanços do plano
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) sedia audiência pública com o objetivo de discutir e esclarecer as recentes mudanças no funcionamento do Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde). A reunião, na manhã desta terça-feira, 3, é presidida pelo deputado Talles Barreto (UB), com a participação de Vinícius de Cecílio Luz, presidente do Ipasgo Saúde, que detalha as transformações ocorridas no órgão.
Luz destacou a evolução do Ipasgo Saúde sob o novo marco legal, a Lei nº 21.880, de 2023, que transformou a entidade em um serviço social autônomo. "Com satisfação podemos estar aqui, neste momento, para discutirmos o nosso maior plano de saúde de Goiás e do Centro-Oeste", afirmou, sublinhando a importância da lei que foi "amplamente discutida nesta Casa".
O presidente apresentou uma comparação detalhada do Ipasgo Saúde com outras operadoras, enfatizando sua liderança como maior operadora de autogestão do País, com cerca de 595 mil usuários. "O Ipasgo já nasce como uma operadora de autogestão, sendo a maior do Brasil", apontou, destacando o extenso número de credenciamento de pessoas físicas e a ampliação do atendimento na região do Entorno de Brasília, um marco importante após a mudança da natureza jurídica do serviço.
Vinícius também abordou os desafios enfrentados, como o pico de pessoas aguardando regulação em agosto, que exigiu uma resposta intensiva do serviço. "Fizemos uma força-tarefa nos finais de semana e conseguimos diminuir essa fila", explicou.
Outro ponto foi a melhoria na rede credenciada, com a inclusão de novos prestadores e a expansão dos serviços, incluindo a atenção primária em saúde, que viu um salto significativo de beneficiários inscritos. "Tivemos um crescimento, um incremento também a partir do SSA - Serviço Social Autônomo, com a ampliação da nossa APS, Atenção Primária à Saúde ", destacou o gestor.
O presidente também se pronunciou sobre os aspectos financeiros e administrativos, como as medidas para melhorar a eficiência da cobrança e a gestão dos recursos.