Ícone alego digital Ícone alego digital

Política que compensa o produtor de energia solar avança na comissão temática

03 de Setembro de 2024 às 13:55
Crédito: Captura de tela
Política que compensa o produtor de energia solar avança na comissão temática
Comissão de Minas e Energia

Sob o comando do deputado Lineu Olimpio (MDB), a Comissão de Minas e Energia do Parlamento goiano reuniu-se no início da tarde desta terça-feira, 3, de forma híbrida, para a análise da propositura que versa sobre vantagem para os produtores de energia solar.

A reunião ocorreu na Sala Júlio da Retífica, onde foi colocado em apreciação o projeto de lei nº 4207/23, que institui a Política de Compensação de Energia Solar no Estado de Goiás. 

A matéria é de autoria da deputada Vivian Naves (PP) e foi relatada por Coronel Adailton (Solidariedade), cujo parecer, aprovado por unanimidade, solicita a conversão do processo em diligência à Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR).

O objetivo da medida, conforme sua redação, é fazer com que o produtor de energia solar, seja doméstico ou de outra modalidade, possa injetar a energia excedente produzida por seu sistema de geração na rede elétrica pública e receber uma compensação em quilowatt (kwh) da distribuidora responsável.

Desse modo, o produtor pagará a cada mês o valor da diferença entre a energia consumida da rede pública e o que foi gerada e injetada na rede, e poderá, também, utilizar os créditos pela energia que injetou na rede, para compensar o consumo de outra unidade consumidora da qual também seja titular pela Equatorial Energia.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.