Parlamento goiano celebrou o Dia Nacional do Ciclista em sessão solene proposta por Coronel Adailton, nessa 3ª-feira, 3

04 de Setembro de 2024 às 06:55
Crédito: Carlos Costa
Sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista

Solenidade realizada na noite dessa terça-feira, 3, reuniu dezenas de amantes do pedal, seja para o trabalho, para a prática esportiva ou para o lazer. No evento, proposto pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) celebrou o Dia Nacional do Ciclista, criado em 2017, como forma de provocar a reflexão sobre o papel da bicicleta, como meio de transporte sustentável e na promoção da saúde.

O Dia Nacional do Ciclista já traz, em sua criação, em 2017, uma dura, mas necessária reflexão: a data foi instituída em memória do ciclista brasiliense Pedro Davison, que perdeu a vida em 2006, aos 25 anos, enquanto pedalava no Eixo Sul, em Brasília, no Distrito Federal.

Antes da abertura da sessão, o propositor da homenagem, Coronel Adailton, pediu ao pastor evangélico e coronel André Schroder, veterano da Polícia Militar, que proferisse uma oração em proteção ao evento de homenagem aos ciclistas. Em seguida, o Hino Nacional Brasileiro foi executado com acompanhamento do saxofonista Monteiro, tenente do Corpo de Bombeiros Militar.

Na sequência, na presidência da sessão solene, o propositor da homenagem apresentou os componentes da mesa diretiva: o presidente da Federação Goiana de Ciclismo (FGC), William Lara; o coronel André Schroder; o chefe da assessoria adjunta da Assistência da Polícia Militar da Assembleia Legislativa, major Janderson Lago; a gerente comercial Cleide Soares; e o secretário da Polícia Legislativa da Alego, major Werley Vieira da Silva.

Na fala, Adailton ressaltou que o momento de homenagem se tornava ainda mais importante, porque se trata de uma categoria que nunca foi lembrada pelo Legislativo estadual. Ele ainda se comprometeu a repetir o tributo aos ciclistas todos os anos enquanto estivesse na Alego.

O parlamentar lembrou um projeto, de autoria dele, que contempla o ciclismo e o turismo goianos. Coronel Adailton revelou que a proposta se tornou a Lei 21.542, de 2022, que definiu princípios norteadores para as ações de incentivo ao cicloturismo, a fim de fomentar a prática do esporte e do turismo regional.

“Desde que cheguei à Assembleia, em 2019, estou na presidência da Comissão de Turismo. E é nesse sentido que nós tentamos valorizar. Eu sei de algumas demandas e eu só tomei conhecimento de algumas, porque são muitas. Se a gente tivesse um Estado mais preparado, em termos de logística, estrutura de rodovias, sinalização, que são de grande importância, esse esporte seria praticado com mais segurança”, afirmou o legislador.

O deputado também ressaltou a importância de toda prática esportiva e disse que estava muito feliz em prestar uma homenagem aos atletas dessa categoria. “Que vocês, sendo representantes de todos os ciclistas do nosso Estado de Goiás, recebendo essa homenagem hoje, possam servir de exemplo para que várias outras pessoas abracem essa causa”.

O presidente da FGC, William Lara, sublinhou que a modalidade vem crescendo tanto para competição, passeio ou mobilidade. Ele ressaltou a importância do evento para chamar a atenção para as demandas dos ciclistas. “Essa solenidade é importante para que possamos melhorar as questões do Estado para conosco, como as ciclovias, o trabalho de conscientização. Isso aqui não é só uma homenagem, tem essa parte de valorizar a categoria, ver que o ciclismo é importante tanto na parte da saúde, do esporte e do transporte”.

Na sequência da solenidade, Coronel Adailton entregou o Certificado do Mérito Legislativo “em memória” a Enzo Gabriel Soares Kronenberg, ciclista de 16 anos, que morreu atropelado, na BR-060, em junho do ano passado. Quem recebeu a honraria foi a mãe do jovem, a gerente comercial Cleide Soares. Em seguida, ela se pronunciou representando os homenageados.

Cleide sublinhou que uma homenagem dessa relevância engrandece a luta dos ciclistas, enobrece as almas, mas também aumenta o compromisso da categoria em ter cada vez mais responsabilidade. “Por isso, é com enorme alegria e satisfação que venho a este Plenário, para agradecer essa honraria tão valorosa para os ciclistas. Aquece o meu coração receber para o meu filho que não está mais aqui presente conosco”.

Ela ainda lembrou que o filho disse a ela algumas vezes que se alguma coisa acontecesse a ele enquanto estivesse pedalando, que ele estaria feliz onde quer que estivesse. E também agradeceu pela iniciativa. “Eu agradeço a cada ciclista que aqui está e também aos que não estão. Agradeço, de coração, nesse coletivo, porque é uma irmandade valiosa um grupo de ciclismo. E em nome de todos, eu agradeço a essa mesa, na pessoa do Coronel Adailton, por tão bonito ato”.

Antes da entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos outros homenageados da noite, Adailton ainda se comprometeu a realizar uma audiência pública para discutir as demandas dos ciclistas, muitas das quais ele tomou conhecimento durante  a solenidade, por meio do presidente da Federação Goiana de Ciclismo, William Lara.

Agência Assembleia de Notícias