Ícone alego digital Ícone alego digital

Dentro do Projeto Escola no Legislativo, Casa de Leis recebe a visita de alunos do ensino médio de Leopoldo de Bulhões

05 de Setembro de 2024 às 17:00
Crédito: Hellenn Reis
Dentro do Projeto Escola no Legislativo, Casa de Leis recebe a visita de alunos do ensino médio de Leopoldo de Bulhões
Alunos da Escola Estadual Geralda Luzia Vecci participam do Projeto Escola no Legislativo

Com o objetivo de fortalecer o Parlamento estadual e o exercício da cidadania, a Seção de Educação para Cidadania promoveu a visita dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Geralda Luzia Vecci, do município de Leopoldo de Bulhões, dentro da 18ª edição do Projeto Escola no Legislativo. Os estudantes conheceram o Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), na tarde desta quinta-feira, 5.

A proposta é proporcionar aos alunos das escolas estaduais, seja da Capital ou do interior, a experiência de conhecer como funcionam as atividades dos deputados nas dependências da Alego, por meio de uma palestra de educação cívica e uma visita guiada.

Segundo Miguel Gusmão Filho, chefe da equipe da Seção de Educação para Cidadania, a atividade dura uma hora e meia, com o tempo da apresentação dividido numa introdução de 40 minutos, depois a visita guiada, por cerca de 30 minutos, e 20 minutos para o encerramento. O chefe da equipe é palestrante, graduado em ciências sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em direitos humanos, também pela UFG.

Após a exposição da palestra, Miguel informou que os alunos seriam conduzidos pelas dependências da Alego. “Nós começamos na fachada do próprio prédio, explicando os critérios da escolha do político que nomeia a edificação da instituição, no caso, o Palácio Maguito Vilela, depois entramos pelo saguão, identificando as estruturas do prédio, e passamos pelas galerias dos ex-presidentes”, explicou.

Em seguida, complementou Gusmão, “os alunos são guiados até os gabinetes dos deputados, no bloco C, subimos ao segundo andar, para a exposição permanente da história do Poder Legislativo, passamos pelo Auditório Júlio da Retífica, pelo Plenário Iris Rezende Machado e retornamos para a sala de encerramento”.

O aluno Nabor José Neto, 16 anos, do 3º ano B da escola estadual, acompanhado de sua professora, comentou que conhecer a Alego é uma experiência diferente e que, talvez, poderá influenciá-lo a seguir carreira política futuramente.

“O conhecimento de leitura na sala de aula é válido, mas a educação trabalhada na prática leva o aluno para a vivência. A visita ao Parlamento incentiva o aluno a ser um crítico pensante na política, para desenvolver o seu raciocínio e lógica na prática”, observou a professora Luciana Souza, licenciada em pedagogia, que acompanhou os jovens.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.