Ícone alego digital Ícone alego digital

Criação da carteira de identificação da pessoa com altas habilidades é pauta do encontro hoje da Comissão da Educação

11 de Setembro de 2024 às 09:21
Crédito: João Carlos
Criação da carteira de identificação da pessoa com altas habilidades é pauta do encontro hoje da Comissão da Educação
Comissão de Educação

Presidida pela deputada Bia de Lima (PT), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), se reúne nesta quarta-feira, 11, às 13h30, na sala Júlio da Retífica, para a distribuição de quatro matérias à relatoria e a apreciação de uma proposta parlamentar.

Protocolada na Casa de Leis sob o nº 2893/24, o texto, relatado de forma favorável pela deputada Vivian Naves (PP), é de autoria do deputado José Machado (PSDB) e dispõe sobre a criação da carteira de identificação da pessoa com altas habilidades ou superdotação.

O objetivo, conforme justificativa, é fixar as diretrizes para mais um conjunto de direitos e garantias voltados para a inclusão do grupo citado, sobre o qual, cita o texto, segundo Joseph Renzulli, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa sobre o Superdotado e Talentoso, da Universidade de Connecticut, Estados Unidos, a pessoa considerada superdotada deve possuir três características. São elas: habilidade acima da média em alguma área do conhecimento, envolvimento com a tarefa e criatividade.

“O desconhecimento generalizado das dificuldades da condição alimenta a falsa ideia de que a pessoa com altas habilidades é privilegiada e pode prescindir de qualquer apoio, o que desvia os esforços da sociedade e do poder público para outros setores vulneráveis e acaba por negligenciar a parcela das pessoas superdotadas. É uma questão social reconhecer essas pessoas”, frisa a propositura.

Distribuição de matérias

Durante o encontro, também serão distribuídas para a relatoria os projetos nº 2891/24 e 2894/24, de iniciativa de José Machado (PSDB). O primeiro tem como objetivo criar o Programa Censo de Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação e de Seus Familiares. Com teor semelhante, a segunda proposta visa instituir a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento de Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação.

Também serão encaminhados para a análise de membros dos colegiados os projetos: 2890/24, de autoria do deputado Amilton Filho (MDB), que dispõe sobre a inclusão da temática de educação climática no programa de ensino das escolas do Estado; e 8217/24, assinado pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL), cujo objetivo é instituir nas escolas goianas a Política Estadual de incentivo à Orientação Vocacional.

Os trabalhos do Parlamento estadual são transmitido  ao vivo e podem ser acompanhados pela população por meio da TV Assembleia Legislativa (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site oficial do Parlamento estadual, canal do YouTube e, ainda, pelo aplicativo Deputados Aqui.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.