Deputado Amilton Filho sugere adaptação de sinais em cores para daltônicos em Goiás
O deputado Amilton Filho (MDB) assina o projeto de lei n° 19553/24, que visa a tornar os sistemas de sinalização por cores em hospitais, terminais de embarque e outros ambientes públicos de Goiás mais acessíveis às pessoas com daltonismo. A proposta determina que todos os locais públicos que utilizem sinais baseados em cores incluam também sinais alfanuméricos, facilitando a compreensão das informações por pessoas com essa condição.
O daltonismo é caracterizado pela dificuldade em diferenciar certas cores e, observado isso, o parlamentar destacou a necessidade de uma atenção maior a esse problema que afeta uma parcela significativa da população. "Apesar de ser uma enfermidade frequente, o daltonismo é subestimado. Situações simples tornam-se desafiadoras para essas pessoas devido ao uso inadequado de cores em informações importantes", justificou.
Entre os sistemas que devem ser adaptados com máxima prioridade estão a classificação de urgência nas triagens hospitalares, as linhas de transporte público, a sinalização de segurança em áreas de risco e a identificação por cores de salas e ambientes em unidades de saúde.
Se aprovada, a lei permitirá maior autonomia e conforto para daltônicos, ao manter os sistemas cromáticos já utilizados, mas com a adição de alternativas acessíveis.
A medida será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que a distribuirá para a relatoria.