Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia Legislativa fez, nesta 5ª-feira, 12, a entrega de doações de potes de vidro ao Banco de Leite Humano

12 de Setembro de 2024 às 10:10
Crédito: Hellenn Reis
Assembleia Legislativa fez, nesta 5ª-feira, 12, a entrega de doações de potes de vidro ao Banco de Leite Humano
Entrega de arrecadações para o Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Mulher

Na manhã desta quinta-feira, 12, a Assembleia Legislativa do Estado, por meio da Procuradoria Especial da Mulher e Polícia Legislativa da Casa, realizou a entrega oficial das arrecadações de potes de vidro para o Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Mulher. A ação faz parte da campanha anual em comemoração ao Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação, instituído, no Brasil, pela Lei nº 13.435, de 2017.

Em Goiás, por meio da Lei 21.874, de 18 de abril de 2023, foi regulamentado a Polícia Estadual de Aleiramento Materno. E com base nessa lei que o Legislativo tem adotado medidas que incrementam as ações de conscientização sobre a amamentação. A procuradora Especial da Mulher, deputada Bia de Lima (PT), destacou a relevância dessa iniciativa. "Como procuradora da Mulher, é uma honra fazer parte desta extraordinária ação que reforça a importância da amamentação e da doação de leite materno. Como mãe, entendo profundamente o quanto o leite materno é fundamental para o desenvolvimento saudável dos bebês nos primeiros momentos de vida. Precisamos conscientizar mais mulheres sobre a importância de amamentar seus filhos e, para aquelas que têm leite em excesso, incentivar a doação para ajudar outros bebês que não têm essa oportunidade", afirmou .

Renata Machado Lelis, coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), reiterou a importância da doação e da amamentação. "A doação de leite humano só é possível quando a amamentação está bem estabelecida. Nosso primeiro trabalho é garantir que mãe e bebê estejam bem conectados, com o aleitamento acontecendo de forma adequada. Uma vez que há leite sobrando, podemos pensar na doação. A campanha de vocês se torna fundamental, pois, sem os frascos adequados, não conseguimos armazenar e distribuir esse leite tão valioso".

Renata ainda explicou que o leite coletado é direcionado a bebês prematuros internados em UTIs neonatal. "Esse leite vai para prematuros, bebês de baixo peso e aqueles internados na UTI neonatal. O Banco de Leite pasteuriza e analisa o leite, e, se tudo estiver correto, ele é encaminhado para uso".

A policial legislativa Sávia Diniz também falou sobre o papel da Polícia Legislativa na campanha. "Nosso trabalho aqui não é apenas garantir a segurança da Casa, mas também a proteção dos mais vulneráveis. Estamos aqui para contribuir e diminuir as diferenças. Agradecemos a todos que puderam contribuir. Essa é a primeira de muitas campanhas que desejamos realizar em parceria com a Procuradoria e com todos que quiserem abraçar nossas ideias. Estamos aqui para construir uma sociedade mais justa e atenta às necessidades de todos. Muito obrigada, parabéns a todos os envolvidos”, concluiu Sávia.

A campanha de arrecadação de potes de vidro continuará até o dia 31, e a expectativa é de que mais pessoas se unam à causa, garantindo que mais bebês tenham acesso ao leite materno, essencial para a saúde e desenvolvimento destes.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.