Delegado Eduardo Prado propõe Título de Cidadania Goiana a ministro do STJ
O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou, nesta semana, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 19652/24, para que o Parlamento goiano conceda a Humberto Eustáquio Soares Martins o Título Honorífico de Cidadania Goiana.
Na proposta é explicado que Humberto Martins nasceu em 7 de outubro de 1956, em Maceió (AL), filho de José Martins Filho e Dalva Soares Martins. É casado com Rita de Cássia Castro Alves Martins e pai de Eduardo Filipe Alves Martins e Laís Camila Alves Martins.
A trajetória acadêmica do homenageado é marcada por um sólido compromisso com o conhecimento e a excelência. Obteve o grau de bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em julho de 1979 e o bacharelado em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) em janeiro de 1980.
Com uma especialização destacada em Direito Civil e Constitucional, tem se sobressaído o na área jurídica ao longo de sua carreira. Desde 14 de junho de 2006, ocupa a posição de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde contribui para a administração da justiça no Brasil. Presidiu aquela Corte de 2020 a 2022.
Segundo Prado, a concessão do título se justifica pela trajetória de excelência acadêmica e profissional de Humberto Martins, mas também pelo impacto positivo que tem gerado em sua atuação no STJ. "Seu compromisso com a justiça, sua formação acadêmica e seu papel de destaque no Judiciário nacional refletem valores e princípios que são admirados e respeitados em Goiás”, escreve o legislador.
A proposta será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, onde será distribuída para relatoria.