Propostas do deputado Dr. Rodrigo Fernandes prestigiam eventos de gastronomia e pesca em Niquelândia e Uruaçu
Dois projetos de lei em trâmite no Legislativo goiano incluem eventos no calendário cívico, cultural e turístico do Estado de Goiás: o de no 20112/24 e o de no 20129/24, ambos de Dr. Rodrigo Fernandes (Avante). No primeiro caso, trata-se da inclusão do Festival Gastronômico Josephina's, realizado em Niquelândia; no segundo, do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, realizado tanto em Niquelândia quanto em Uruaçu.
O Festival Gastronômico Josephina's ocorre em setembro.
O cardápio do evento, lê-se na justificativa da proposta, “passeia pela autenticidade da culinária local, com sabores que vão desde as rapaduras de colher, a tapioca, até o frescor do ‘Eldorado com baru e calda de manga’. Cada prato tem uma história peculiar, como os Quebradores Josephinas, os Combinadinhos da Serra da Mesa, os docinhos gourmet do Cerrado e o encanto dos picolés, e a tradicional Paçoca de Senzala”. O processo encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, aguardando conclusão do relatório por parte do deputado Wilde Cambão (PSD).
O Circuito Goiano de Pesca Esportiva é realizado em junho.
São esperados todos os anos cerca de 350 competidores, distribuídos em mais de 100 equipes, contextualiza Fernandes na proposição. O campeonato reúne amantes da prática de vários estados brasileiros, como Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Distrito Federal, além de participantes de diferentes regiões de Goiás, acrescenta.
“A pesca esportiva fomenta o turismo e leva desenvolvimento econômico aos municípios ribeirinhos”, afirma também o deputado, informando ainda que os organizadores do circuito realizam ações sociais, como distribuição de cestas básicas para instituições filantrópicas, secretarias de assistência social e pessoas em situação de vulnerabilidade, além de palestras sobre educação ambiental para crianças, concurso de desenho e redação nas escolas, plantio de árvores nativas e premiação para quem recolher maior quantidade de lixo do lago e suas margens.
O processo encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, aguardando conclusão do relatório por parte da deputada Rosângela Rezende (Agir).