Ícone alego digital Ícone alego digital

Propostas do deputado Dr. Rodrigo Fernandes prestigiam eventos de gastronomia e pesca em Niquelândia e Uruaçu

27 de Setembro de 2024 às 13:34
Propostas do deputado Dr. Rodrigo Fernandes prestigiam eventos de gastronomia e pesca em Niquelândia e Uruaçu

Dois projetos de lei em trâmite no Legislativo goiano incluem eventos no calendário cívico, cultural e turístico do Estado de Goiás: o de no 20112/24 e o de no 20129/24, ambos de Dr. Rodrigo Fernandes (Avante). No primeiro caso, trata-se da inclusão do Festival Gastronômico Josephina's, realizado em Niquelândia; no segundo, do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, realizado tanto em Niquelândia quanto em Uruaçu.

O Festival Gastronômico Josephina's ocorre em setembro.

O cardápio do evento, lê-se na justificativa da proposta, “passeia pela autenticidade da culinária local, com sabores que vão desde as rapaduras de colher, a tapioca, até o frescor do ‘Eldorado com baru e calda de manga’. Cada prato tem uma história peculiar, como os Quebradores Josephinas, os Combinadinhos da Serra da Mesa, os docinhos gourmet do Cerrado e o encanto dos picolés, e a tradicional Paçoca de Senzala”. O processo encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, aguardando conclusão do relatório por parte do deputado Wilde Cambão (PSD).

O Circuito Goiano de Pesca Esportiva é realizado em junho.

São esperados todos os anos cerca de 350 competidores, distribuídos em mais de 100 equipes, contextualiza Fernandes na proposição. O campeonato reúne amantes da prática de vários estados brasileiros, como Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Distrito Federal, além de participantes de diferentes regiões de Goiás, acrescenta.

“A pesca esportiva fomenta o turismo e leva desenvolvimento econômico aos municípios ribeirinhos”, afirma também o deputado, informando ainda que os organizadores do circuito realizam ações sociais, como distribuição de cestas básicas para instituições filantrópicas, secretarias de assistência social e pessoas em situação de vulnerabilidade, além de palestras sobre educação ambiental para crianças, concurso de desenho e redação nas escolas, plantio de árvores nativas e premiação para quem recolher maior quantidade de lixo do lago e suas margens.

O processo encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, aguardando conclusão do relatório por parte da deputada Rosângela Rezende (Agir).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.