Parlamento goiano realizou nesta 2ª-feira, 23, sessão solene em homenagem ao Dia dos Profissionais da Educação
A sessão solene em homenagem ao Dia Nacional dos Profissionais da Educação, com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo, proposta pela deputada Bia de Lima (PT), foi realizada no Plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela. Na oportunidade, o professor João Antônio Cabral de Monlevade também recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
Além da parlamentar, compuseram a mesa de trabalhos: presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Manoel Gomes Araújo Filho; professor doutor em educação, sociólogo e filósofo João Antônio Cabral de Monlevade, homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira; secretária para assuntos do pessoal administrativo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás - SINTEGO, Suely Correia Sales Coutinho; secretário municipal de Educação de Goiânia, Danilo de Azevedo Costa; diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE, Karine Nunes; servidor administrativo da Escola municipal Irmã Veneranda, Mauricio Martins da Silva; servidor administrativo estadual do CEPI Juvenal José Pedroso, Vilmar Alves Viegas.
Ao fazer uso da palavra, a propositora da sessão, Bia de Lima (PT), afirmou a importância da categoria para a sociedade. “O Dia Nacional dos Trabalhadores em Educação é celebrado em 6 de agosto, mas é a primeira semana do retorno das aulas depois de férias coletivas e por isso nós decidimos comemorar na manhã de hoje”, comentou a parlamentar.
Bia enalteceu o trabalho dos profissionais de educação e disse que a categoria é uma das maiores do Estado. “Nós somos uma das maiores categorias do Estado e os administrativos precisam ser reconhecidos. Aqui na Assembleia Legislativa de Goiás, nós passamos a ter voz própria. Porque, antes, nós ficávamos dependendo de outro deputado ou deputada para fazer a defesa das nossas pautas, mas hoje nós temos alguém aqui. E eu agradeço porque eu consegui, com a ajuda de vocês, ter assento aqui e fazer com a Assembleia tenha efetivamente alguém da educação para levantar nossas bandeiras e defender as nossas demandas”, enfatizou.
A legisladora pontuou que está lutando pelo piso nacional dos profissionais administrativos também. “É preciso ter o piso nacional assim como conseguimos para os professores, pois, o ato de educar não é solitário e todos que trabalham em uma escola fazem parte da educação. Sem os servidores administrativos, não existiria educação. É preciso que a categoria seja valorizada e receba a remuneração e o respeito que merece. Nós continuaremos lutando por isso”, frisou.
Bastidores
O servidor administrativo da Escola municipal Irmã Veneranda, Mauricio Martins da Silva falou em sessão solene em homenagem ao Dia Nacional dos Profissionais da Educação e destacou a importância do trabalho realizado nos bastidores das escolas. "Por trás de cada aluno, de cada escola, há um servidor que trabalha incansavelmente para garantir que tudo funcione da melhor maneira possível".
Mauricio mencionou a atuação desses profissionais em áreas como a organização de documentos, suporte às equipes pedagógicas, gestão financeira, logística escolar, conservação da infraestrutura e alimentação, destacando que sem esse suporte, as escolas não teriam a estrutura necessária para oferecer uma educação de qualidade.
O servidor também enfatizou a importância dos trabalhadores administrativos em tempos desafiadores, como a pandemia, quando muitos precisaram se adaptar a novas realidades, mas continuaram a servir com excelência. "Nós somos o alicerce que sustenta as iniciativas pedagógicas. Profissionais que são verdadeiros heróis, garantindo que as luzes da educação nunca se apaguem”.
Mauricio diz que a homenagem foi um reconhecimento pelo empenho e dedicação de cada servidor administrativo. Apesar de não estar sob os holofotes, contribui diretamente para o funcionamento eficiente das escolas e para a formação de um ambiente escolar acolhedor e propício ao aprendizado”, conclui.
Na sequência, o funcionário administrativo do Centro de Ensino em Período Integral Juvenal José Pedroso, Vilmar Alves Viegas, disse que a homenagem era relevante pois a categoria passa despercebida muitas vezes.
“A gente precisa ter voz e é muito importante ter alguém aqui na Assembleia como a deputada Bia de Lima. A parlamentar luta pelos professores e administrativos e nós precisamos de alguém assim. A nossa categoria é invisível e é apenas com a luta que vamos conseguir o fortalecimento do setor”, destacou.
Categoria
A diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Karine Nunes, destacou a relevância da formação dos profissionais da educação, especialmente os funcionários e funcionárias que atuam nas atividades de suporte ao ensino.
A diretora afirmou que João Monlevade, um dos homenageados do dia, teve um papel ativo na elaboração das diretrizes para a formação inicial e continuada de servidores da educação básica, quando o professor Luiz Dourado, relator do Conselho Nacional de Educação, esteve à frente desse processo.
Karine destacou ainda a importância da valorização desses profissionais e o impacto das ações coletivas na melhoria do sistema educacional. “João Monlevade, um dos grandes nomes por trás dessas conquistas, sempre trabalhou em conjunto com entidades como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), além de universidades, para desenvolver matrizes curriculares e fortalecer a luta por melhores condições de trabalho”.
Ela ainda enfatizou que a honraria concedida a Monlevade se estende a todos os presentes, ressaltando a importância da formação e valorização contínua dos servidores da educação. “A luta pela educação é uma causa que envolve toda a comunidade escolar”, conclui.
O secretário de Educação de Goiânia, Danilo de Azevedo Costa também discursou e afirmou ser um momento de reconhecimento, valorização e gratidão pelo trabalho que assegura que todas as nossas instituições de ensino funcionem de forma eficiente. “Os funcionários administrativos são o coração pulsante das nossas escolas. Seus trabalhos vão muito mais além da parte burocrática. O compromisso e a dedicação demonstrada por vocês são admiráveis”, disse.
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Manoel Gomes Araújo Filho, disse que a homenagem é fundamental para fortalecer os trabalhadores administrativos da educação. “Essa homenagem é fruto da luta coletiva que nos trouxe até aqui. Ela é para nos homenagear, fortalecer para buscarmos tirar as leis do papel e fazer com a categoria seja de fato reconhecida e valorizada, desde do porteiro da escola até a diretora”, afirmou.
A secretária para assuntos do pessoal do administrativo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Suely Correia Sales Coutinho, expressou sua gratidão pelo convite e a felicidade de representar os colegas. "Dia 6 de agosto foi o nosso dia e celebrar essa data, embora não seja um momento de comemoração tradicional, é uma oportunidade de reconhecimento e também para discutir as pautas administrativas. Além disso, é um momento para fortalecer a união entre professores e servidores administrativos”.
Ao concluir, Suely anunciou a perspectiva de realização do congresso, que incluirá discussões sobre a valorização e o papel dos servidores nas escolas.
Homenageado
O professor, doutor em educação, sociólogo e filósofo João Antônio Cabral de Monlevade foi homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria do Poder Legislativo estadual. Ele discursou expressando sua gratidão pelo reconhecimento desta Casa de Leis, considerando o evento não apenas uma comemoração, mas uma oportunidade de refletir sobre os desafios enfrentados pelos profissionais da área da educação.
João contou que fez história ao ser o primeiro candidato a governador do Mato Grosso pelo Partido dos Trabalhadores em 1982, compartilhou memórias de sua infância, enfatizando sua conexão com Goiás e o significado que o Estado tem para ele.
Em sua fala, o professor ressaltou um inspetor de escola, Orlando Carpino, que marcou sua trajetória, por seu apoio e pela defesa da educação inclusiva. "A educação vai além de professores e diretores; os funcionários desempenham papéis cruciais que muitas vezes são invisíveis", afirmou.
Por fim, João refletiu sobre a desvalorização dos servidores administrativos, questionando a falta de titulação e formação adequada para esses profissionais. “Todos merecem reconhecimento e valorização. É importante a união entre professores e servidores para fortalecer a educação no Brasil”, finalizou.