E-Título substitui o título de eleitor físico. Aplicativo já está disponível e possui várias funções para pesquisa
Acessível em pleitos anteriores no Brasil, o e-Título já está disponível para a eleição deste ano. O e-Título é um aplicativo que facilita a vida dos eleitores que preferem a tecnologia. A ferramenta funciona como uma via digital do título de eleitor e pode ser apresentada na hora de votar. O aplicativo está disponível nas plataformas iOS e Android. Para baixar, basta entrar na loja virtual do celular e fazer o download. Em seguida, o eleitor deverá preencher os seguintes campos: nome do eleitor, data de nascimento, número de inscrição (título de eleitor) ou CPF e filiação.
Preenchidos esses dados, o aplicativo apresentará um carrossel de perguntas. O objetivo é reforçar a segurança. Ao final do processo, será preciso criar uma senha de 8 a 70 caracteres. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta para a importância de preencher os dados corretamente, pois as informações precisam estar iguais ao cadastro eleitoral. Se algum dado estiver diferente, o sistema não validará e o e-Título não será emitido.
Funções
Além de ser uma via digital do título de eleitor, o aplicativo tem outras funções. Conforme informações do TSE, no e-Título, é possível verificar os dados cadastrados, a biometria e o local de votação. Existe ainda a opção de criar a melhor rota até o endereço da votação.
Outras ações que podem ser feitas pelo e-Título são:
- Emissão de certidões, como quitação eleitoral, nada consta criminal eleitoral e declaração de trabalho eleitoral;
- Consulta da situação do título de eleitor;
- Apresentação de justificativa pelo não comparecimento no dia da eleição;
- Consulta e emissão de débitos eleitorais;
O TSE explica que pode votar levando somente o e-Título o eleitor que tiver feito o cadastro biométrico e que possua uma foto no aplicativo. Quem ainda não fez o recadastramento biométrico terá que apresentar, além do e-Título, um documento oficial de identidade com foto.