Inovação tecnológica
Com o objetivo de integrar esforços entre laboratórios de inovação em Goiás, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) participou, na manhã desta quinta-feira, 26, do evento “Demoday dos Labs”, uma ação da Rede Goiana de Laboratórios de Inovação do Setor Público de Goiás, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Informação (Secti). O evento teve local no Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador - Hub Goiás e contou com a presença de representantes dos três poderes.
O secretário de Inovação da Alego, Leonardo Rassi, declarou que um dos pedidos do presidente Bruno Peixoto (UB) foi que a Casa de Leis interagisse mais ativamente com a população e citou a criação do aplicativo Deputados Aqui como uma das ferramentas de aproximação.
“A criação do aplicativo Deputados Aqui foi uma dessas ideias e, mesmo que um aplicativo não seja tão inovador, a questão é que a Alego é um ambiente político, sem necessidade administrativa. Porém, ela faz parte do processo de criação de leis e a Casa precisa encontrar formas de capturar a intenção e a vontade da população. Assim, o foco do app é fazer essa captura da população”, apontou.
Leonardo destacou, ainda, que a aba para sugestão de projetos de lei recebeu mais de 180 sugestões no momento de lançamento do app. Outra ação que mobilizou a população goiana a conhecer e baixar o aplicativo foi a transmissão do Campeonato Goiano de Futebol 2024. “Durante o Goianão, nós recebemos mais de 90 sugestões de projetos de lei. E, se apenas uma dessas sugestões se efetivar como uma lei que beneficie os milhões de cidadãos goianos, então já valeu a pena essa inciativa”, declarou. Por fim, o secretário de Inovação ressaltou que a expectativa para o evento era compartilhar informações e aplicar as novidades no âmbito do Poder Legislativo.
Para Leonardo Cardoso, coordenador do aplicativos Deputados Aqui, endossou a importância da plataforma. “É uma iniciativa que precisamos colocar frente à população e evidenciar a importância de se ter uma aproximação com os gestores em que confiamos, na hora do voto. Então, o app traz como inciativa essa inovação em conectar a população aos seus deputados, com iniciativa, comunicação, sugestões de projetos de lei. Esses incentivos são para que nós, da população, tenhamos mais vontade em saber sobre política, compreender um pouco mais e entender como as coisas estão funcionando na Casa de Leis para o nosso benefício e tudo na palma da mão”, disse.
Transparência e economia
Diego Mendes, diretor -adjunto de Tecnologia de Informação da Assembleia Legislativa, observou que a presença no evento é uma excelente oportunidade para troca de experiências e para definir como trazer a inovação para dentro do serviço público. “A participação em um evento como esse facilita o entendimento e facilita os caminhos que devemos tomar para atingir os objetivos dentro da Assembleia Legislativa com inovação”.
Ele também destacou o projeto da diretoria de TI da Alego, junto à Secretaria de Inovação, no desenvolvimento de um Chatbot, de modo a facilitar ainda mais o acesso da população ao Poder Legislativo. Chatbot é um programa computadorizado que tenta simular um ser humano na conversação com pessoas.
“A idade do chatbot é para que a população consiga acessar tanto os dados legislativos, de pessoal e de transparência de forma facilitada, atingindo a transparência passiva e a expectativa é que a gente possa implementar até o ano que vem. Um dos motes do presidente é a inovação. O presidente Bruno se dispôs e colocou como meta para gente inovar e trazer mais tecnologias, até porque isso traz economia de recursos, de pessoal e corrobora para uma maior transparência, que é o objetivo final”, destacou.
O subsecretário de Formação de Talentos e Transformação Digital da Secti, Robert Bonifácio, esteve presente no evento representando a pasta e comentou a importância da integração de entidades públicas da administração em prol do desenvolvimento tecnológico.
“Nós estamos integrando esses laboratórios de inovação de Goiás pois entendemos que trabalhando juntos podemos fazer mais. Esses laboratórios já cumprem uma importante função, seja gerando produtos ou pensando em soluções. Mas muitas vezes, mais de um laboratório está pensando a mesma solução. Então, porque não juntar esses laboratórios e ter um impacto mais abrangente na sociedade? Inovação é necessária e existem várias pessoas qualificadas em Goiás nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e, juntando essas pessoas que pensam cotidianamente a inovação, nós acreditamos que o impacto na vida dos goianos será ainda maior”, afirmou.
Durante sua apresentação, o subsecretário apresentou o 1º Prêmio de Inovação do Setor Público de Goiás para reconhecer e premiar os melhores projetos e soluções relacionadas ao avanço tecnológico. Serão premiadas três categorias: Melhor Solução e Inovação; Melhor Solução e Inovação com Inteligência Artificial ou Outras Tecnologias Digitais; e Melhor Solução de Inclusão Digital. Inovação, abrangência, impacto, sustentabilidade e replicabilidade serão os critérios de avaliação. O subsecretário destacou, ainda, que a banca avaliadora não terá representantes estaduais e será formada por pessoas de notório saber em tecnologia e inovação. As inscrições para o prêmio poderão ser realizadas até o dia 17 de outubro, no site da Secti.