Parlamento goiano alcança 50 mil seguidores no Instagram

Crédito: divulgação
Parlamento goiano alcança 50 mil seguidores no Instagram
arte seguidores
A Assembleia Legislativa de Goiás é presente, de forma ativa, no Instagram, uma das plataformas mais populares da virtualidade no mundo todo. Em setembro, o perfil da Casa na plataforma alcançou a marca de 50 mil seguidores, o que coloca a página do Parlamento goiano como a Assembleia Legislativa com mais seguidores na região Centro-Oeste e entre as dez mais seguidas em todo o País. As cidades com mais seguidores são, pela ordem, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Senador Canedo.

Aproximadamente 99 milhões de pessoas acessam o Instagram diariamente no Brasil, que só perde para os Estados Unidos na quantidade total de usuários. Os dados, de um levantamento da Opinion Box, ilustram a força da rede social entre os brasileiros. E, onde o povo está, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) também está. Em setembro, o perfil da Casa no Instagram alcançou a marca de 50 mil seguidores.

O número coloca a página do Parlamento goiano como a Assembleia Legislativa com mais seguidores na região Centro-Oeste e entre as dez mais seguidas em todo o País.  Para que os cidadãos possam acompanhar também nas redes sociais tudo o que acontece na Casa de Leis que a Seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa (SPI) mantém o perfil.

Na avaliação do chefe da SPI, Vinícius Vilela, a conquista mostra que o Parlamento está cada vez mais conectado com a população. “Desde quando assumi a SPI, em agosto de 2019, até hoje, o número de seguidores no Instagram da Assembleia Legislativa cresceu quase 200% (197,8%). Esse resultado aponta uma tendência dos cidadãos em se interessarem mais por política e quererem acompanhar o trabalho legislativo”, avalia.

Além disso, destaca o servidor, é um reforço ao compromisso da Alego com a transparência, comunicação acessível e proximidade com a população.

Conforme relatório extraído da própria plataforma, 53,3% dos seguidores são mulheres e 46,6%, homens. A maioria (41,7%) é de Goiânia, seguida em ordem decrescente por Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Senador Canedo. As faixas etárias mais expressivas são a de 35 a 44 anos (34,1%), 25 a 34 anos (28,4%) e 45 a 54 anos (19,2%).

A presença da Alego nas redes sociais é uma forma de prestar contas, promover o diálogo, ouvir as demandas da sociedade e reforçar o papel da Assembleia Legislativa de Goiás como uma instituição que trabalha para todos os goianos. “É fundamental para nos mantermos atualizados aos novos meios de comunicação. As redes sociais permitem que o trabalho dos deputados e dos servidores seja divulgado de forma acessível e direta, possibilitando que o cidadão acompanhe, em tempo real, as ações e decisões tomadas por aqui”, opina Vilela.

Por trás dos resultados

Manter o perfil da Alego no Instagram exige um trabalho conjunto de servidores comprometidos com a comunicação institucional da Casa. “Em nossa equipe, há profissionais de diversas áreas, como social media, design gráfico, audiovisual e assessoria de comunicação, todos com o objetivo de levar informações de forma clara e atrativa para o público”, detalha o chefe da SPI.

O planejamento dos posts para o feed, stories e reels leva em conta assuntos de interesse do público e que façam parte da realidade do Legislativo goiano. Em setembro, foi produzido um total de 60 conteúdos, a maioria de stories. Tudo isso inclui, por exemplo, a cobertura em tempo real das atividades dos deputados, o compartilhamento de pautas relevantes e o destaque de ações e serviços oferecidos pela Casa, além de postagens sobre cultura, meio ambiente, turismo e saúde.

Uma das estratégias para movimentar o perfil da Assembleia Legislativa, e que tem dado resultado, são as séries especiais de postagens que se repetem periodicamente. A intenção, revela Vinícius Vilela, é segmentar os assuntos trabalhados a longo prazo. São criadas novas séries a cada semestre e, no momento, as ativas são: “É lei”, “Projeto de lei”, “Você concorda?”, “Os Deputados e Deputadas não param”, “Tá rolando aqui em Goiás”, “Aniversário dos Deputados (a)”, “Aconteceu na Alego", além de datas comemorativas e de oportunidade.

O monitoramento de resultados é feito mensalmente por meio de ferramentas de análise que acompanham o crescimento de seguidores, o alcance das publicações, o engajamento do público e as interações nas postagens. “A partir desses dados, ajustamos as estratégias, garantindo que o perfil continue relevante e alinhado com os interesses do nosso público”, conta o diretor da SPI.

Os conteúdos que mais atraem a atenção dos seguidores são relacionados a leis que são aprovadas e estão em debate, além destes, os de temáticas regionais, que abordam cultura, culinária e turismo de Goiás.

Izabella Pavetits