Na semana véspera das eleições, Parlamento realizou série de sessões para homenagens, cursos e eventos culturais
Durante a última semana a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em virtude da suspensão da realização de sessões ordinárias na semana que antecede o pleito eleitoral, priorizou a realização de sessões de homenagens, cursos e eventos culturais. Ao todo, durante a semana, foram realizadas sete sessões solenes, dois cursos e três eventos culturais.
As atividades na Casa de Leis, tanto no âmbito estritamente legislativo quanto nas demais realizações, foram transmitidas em tempo real pela TV Assembleia Legislativa (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do YouTube. Dessa forma, a população pôde acompanhar tudo o que aconteceu no Parlamento goiano.
Sessões solenes
A Assembleia Legislativa foi palco de sete sessões solenes, nas quais diversas personalidades e instituições foram homenageadas por suas contribuições à sociedade goiana. Dentre os eventos, estão homenagens a pastores evangélicos, às vítimas do acidente radioativo com o Césio-137, educadores, líderes adventistas, à comunidade surda, intérpretes de libras e a concessão de cidadania goiana a um membro da maçonaria.
Na segunda-feira, 30 de setembro, a deputada Vivian Naves (PP) liderou a sessão solene em tributo aos pastores evangélicos. Durante a cerimônia, foram entregues Certificados de Mérito Legislativo a diversos líderes religiosos, em reconhecimento ao papel social e espiritual que desempenham no Estado. Naves destacou o trabalho incansável desses líderes, que transcende as pregações nas igrejas, promovendo amor, solidariedade e justiça.
Ainda na segunda-feira, a Alego homenageou as vítimas do acidente com o Césio-137, ocorrido há 37 anos em Goiânia. Proposta pelo presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), a solenidade ressaltou a importância do apoio contínuo aos radioacidentados. Na ocasião, Walter Mendes Ferreira, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), e a médica Maria Paula Curado receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira em reconhecimento por suas contribuições ao enfrentamento da tragédia.
Na terça-feira, 1º, a Alego realizou uma sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, honraria concedida a pessoas que prestaram relevantes serviços ao Estado. A homenagem, proposta pelo deputado Charles Bento (MDB), destacou o trabalho de policiais militares que, segundo Bento, são verdadeiros heróis do cotidiano, essenciais para garantir a segurança pública.
A abertura do mês de outubro foi também marcada por uma sessão solene dedicada aos professores goianos, na quarta-feira, 2. A proposta, feita pelo presidente da Casa, Bruno Peixoto, celebrou os educadores que transformam vidas por meio do conhecimento. Peixoto reforçou o compromisso da Alego com a educação, destacando o investimento na Escola do Legislativo, que oferece cursos de formação gratuitos à população.
Ainda na quarta-feira, foi realizada uma homenagem pelos 100 anos da Igreja Adventista em Goiás. O deputado Dr. Rodrigo Fernandes (Avante), autor da proposta, destacou a importância da igreja no fortalecimento da espiritualidade e dos valores familiares. O pastor Fernando Campanha Rios, presidente da Igreja Adventista do Estado de Goiás, recebeu o Certificado de Mérito Legislativo em nome dos homenageados.
Já na quinta-feira, 3, a Alego reconheceu a comunidade surda e os intérpretes de Libras com a entrega de Certificados de Mérito Legislativo. A sessão, proposta pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL), enfatizou a importância da inclusão e do respeito à diversidade. O presidente da Associação dos Surdos de Goiás, Leonardo André Silva Rasmussen, foi agraciado com a Medalha Pedro Ludovico Teixeira.
Encerrando a semana, na sexta-feira, 4, a Assembleia Legislativa realizou uma sessão itinerante para conceder o Título de Cidadania Goiana a Jorge Luiz de Andrade Lins, em reconhecimento aos serviços prestados à Maçonaria e ao Estado de Goiás. A iniciativa foi do deputado Coronel Adailton (Solidariedade).
Cursos
Por meio da Escola do Legislativo, a Alego realizou, no decorrer da semana, duas capacitações voltadas para a qualificação de seus servidores. Os cursos do aplicativo Excel, nível intermediário, e gestão de contratos tiveram grande participação e abordaram temas para o desenvolvimento das atividades na Casa.
A Escola do Legislativo finalizou, no dia 1º de outubro, o curso de Excel intermediário, iniciado em 20 de setembro. O curso teve como objetivo aprimorar os conhecimentos dos servidores no uso do software, ferramenta essencial para a coleta, análise e apresentação de dados, facilitando a tomada de decisões no âmbito administrativo.
As aulas foram ministradas pelo servidor Cairo Rezende dos Santos e distribuídas em seis encontros, com turmas nos períodos matutino e vespertino, totalizando 12 horas-aula por turno. O conteúdo incluiu inserção de planilhas e gráficos, criação de fórmulas, operações aritméticas básicas e recursos de formatação. O curso, de curta duração, focou na qualificação continuada dos servidores, fornecendo conhecimento prático em um ambiente didático multimídia.
Cairo Rezende, mestre em engenharia elétrica e servidor da Diretoria de Tecnologia da Informação da Alego, destacou a importância do Excel para as atividades cotidianas dos servidores, que podem, a partir dessa capacitação, otimizar o fluxo de trabalho e a apresentação de informações estratégicas.
Na quarta-feira, 2, a Alego promoveu o terceiro módulo do curso de gestão de contratos, também ministrado por Cairo Rezende. O módulo, intitulado “Recebimento de Bem e Serviço pelo Gestor e Fiscal de Contratos”, abordou os processos de recebimento de bens e serviços contratados pela administração pública, além de capacitar os servidores para elaborar termos de recebimento e instruções de pagamento.
O curso de gestão de contratos foi criado com o objetivo de proporcionar uma maior segurança e eficiência na execução das responsabilidades de gestores e fiscais. Segundo o professor, muitos servidores ainda têm receios em relação ao tema por falta de conhecimento, e essa capacitação busca sanar dúvidas e garantir mais transparência no processo contratual.
Servidores, como Sérgio Rocha, gestor de contratos, ressaltaram a importância do curso para o esclarecimento de dúvidas e otimização das atividades de fiscalização. O treinamento faz parte de um ciclo de nove encontros que abordarão, entre outros temas, prorrogação de prazos, repactuação de contratos e acompanhamento da execução contratual.
Eventos
Durante a última semana, a Assembleia Legislativa promoveu uma série de eventos culturais que destacaram a arte e a música no Palácio Maguito Vilela. Entre as atividades realizadas, a exposição de artes visuais "Livres Para Criar", a 38ª edição da exposição “Quarteto” e uma apresentação do cantor sertanejo Paulo Vitor fizeram parte da agenda, oferecendo momentos de descontração e valorização da cultura para servidores, parlamentares e visitantes.
Na terça-feira, 1º, a Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Alego inaugurou a exposição "Livres Para Criar", que reúne obras de estudantes do Centro Educacional Renascença, em Goiânia. Sob a orientação da professora Priscila Damasceno de Lima Rehder, alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental usaram papel para criar desenhos e colagens, promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras e criativas.
A chefe da Seção Adjunta de Atividades Culturais, Emiliana Pereira, destacou que a exposição reflete o compromisso da Alego com o incentivo à arte desde a infância. A mostra ficará aberta ao público até o dia 8 de outubro, quando os alunos e a professora serão agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo.
Também na terça-feira, a 38ª edição da exposição "Quarteto" trouxe ao público obras dos artistas Carlos Elias, Eloá Moraes, Ivone Vaccaro e Randes Silva. Idealizada pelo artista plástico Almir Pires de Lima, o Miro, a mostra tem como objetivo promover novos talentos goianos e integrar diferentes estilos artísticos. O evento também contou com uma apresentação musical do cantor Martinez Chivato, que interpretou clássicos da MPB.
Carlos Elias, um dos artistas expositores, elogiou a iniciativa da Alego em fomentar a cultura no Estado, ressaltando a importância do apoio institucional ao trabalho dos artistas.
Na quarta-feira, 2, foi a vez da música sertaneja tomar conta da praça de alimentação do Palácio Maguito Vilela. O cantor Paulo Vitor, que também é servidor da Assembleia Legislativa, apresentou ao público um repertório que incluiu sucessos sertanejos e composições autorais. O evento, no projeto Almoço Cultural, reuniu servidores, parlamentares e visitantes em um momento de descontração.
O deputado Dr. Rodrigo Fernandes (Avante) prestigiou a apresentação e destacou a importância da iniciativa. "Esses eventos culturais trazem leveza ao ambiente de trabalho e valorizam tanto os artistas quanto os servidores da Casa", afirmou o parlamentar.