Parlamento homenageou ex-alunos salesianos em solenidade nesta sexta-feira, por iniciativa do deputado Veter Martins
Em homenagem aos 60 anos da Associação de Ex-Alunos Salesianos em Goiânia (Asseasgo) - Centro Juvenil São Domingos Sávio, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta sexta-feira, 11, sessão solene no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis. A solenidade foi proposta pelo deputado Veter Martins (UB), que agraciou as autoridades e associados que contribuem para a existência e o trabalho social realizado pela instituição com a entrega de Certificado de Mérito Legislativo. O deputado Talles Barreto (UB), também ex-aluno salesiano, recebeu a condecoração.
Além de Veter Martins, fizeram parte da mesa de trabalhos: diretor-geral da Presença Salesiana de Goiânia, padre Wagner do Amaral Gama; ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e um dos fundadores da Asseasgo, Sebastião de Oliveira Castro Filho; ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Paulo Teles; presidente da Associação de Ex-Alunos Salesianos de Goiânia, Ernestino Arnaldo de Arruda; diretor da Presença Salesiana de Silvânia, padre Fabiano da Silva Ribeiro; coronel veterano da Polícia Militar, Nicola Limongi Filho; e o empresário Ivan Nobre.
Ao proferir seu discurso, Martins, ressaltou que, ao longo de seis décadas, a entidade tem reunido os ex-alunos salesianos em prol de uma sociedade melhor e mais justa, além de ser mantenedora do Centro Juvenil São Domingos Sávio, que oferece serviços de convivência e fortalecimento para jovens e adolescentes.
“A associação tem como foco a divulgação do Evangelho, sobretudo na região de Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia. Com o espírito fraterno voltado à vivência plena no Evangelho, cada um de vocês dedica o seu tempo e bem-estar em prol da população menos favorecida. Por mais singela que essa homenagem possa ser, ela os motiva a continuar. É notório que, só com princípios e valores cristãos, iremos construir uma nação plena. Vocês contribuem com a história de crescimento do nosso Estado. Amor não é somente palavra, mas atitude concreta e presença”, afirmou.
O diretor-geral da Presença Salesiana de Goiânia, padre Wagner do Amaral Gama, também subiu à tribuna para proferir discurso na sessão solene. Ele reforçou a mensagem da missão da instituição, que, desde o início, teve o intuito de não deixar os jovens periféricos ao relento, com destino quase sempre à cadeia.
"Mas é preciso pontuar que, ao falarmos de ex-alunos salesianos, nos referimos a todos aqueles que passaram por uma casa salesiana. E, como diretor de uma casa salesiana, agradeço a todos os mestres que, de alguma forma, imprimiram o amor de Deus no coração dos alunos. Minha gratidão a todos aqueles que se empenharam na formação de seus alunos. Hoje, celebrando o 60º aniversário, gostaria de lembrar-lhes que essa celebração tem o sentido depositado na vida de todos vocês, na missão de formar bons cristãos e cidadãos”, disse o religioso.
Trajetória
Ao fazer uso da palavra, um dos fundadores da Associação de Ex-Alunos Salesianos em Goiânia (Asseasgo) - Centro Juvenil São Domingos Sávio e ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sebastião de Oliveira Castro Filho, contou um pouco da sua trajetória e relembrou os tempos em que lecionava. Ele falou, também, da história do presidente da Associação de Ex-Alunos Salesianos de Goiânia, Ernestino Arnaldo de Arruda.
“Quero enfatizar hoje a importância do trabalho do professor Ernestino Arnaldo, digno de respeito e admiração. Ele teve uma caminhada longa e profícua. Suas habilidades e seu serviço foram extraordinários ao longo desses anos. Ernestino, desde muito jovem, é um eterno lutador e prossegue batalhando em busca de melhorias para o mundo infantil. Você está de parabéns, que Deus o proteja sempre e toda a sua família”, frisou Castro Filho.
O ex-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Paulo Teles, ressaltou a importância da solenidade em reunir aqueles que passaram pelos ensinamentos, emoções, sonhos e realizações da instituição salesiana. “Somos lembranças vivas das obras, benefícios e ensinamentos de Dom João Bosco”, observou.
O presidente da Asseasgo, Ernestino Arnaldo de Arruda, disse que hoje é dia de agradecer. “Eu tenho 58 anos como membro da comunidade salesiana e agradeço a cada um que caminhou conosco nessa jornada, contribuindo para a formação de pessoas. Agradeço a cada aluno que passou pelas instituições salesianas e que hoje contribui para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, pontuou.
Arruda destacou que a família salesiana é um conjunto das 32 instituições católicas do grupo, que se dedicam a seguir a missão e os passos de Dom Bosco. "As instituições aqui representadas, hoje, trabalham com o carisma de Dom Bosco, produzem bons cristãos e honestos cidadãos que ajudaram e ajudam enormemente no crescimento de Goiânia e no entorno da Capital. São pessoas que respeitam e promovem uma sociedade mais fraterna. Os ex-alunos e ex-alunas são chamados de missionários, pois atuam baseados nos ensinamentos que tiveram em sua infância e juventude", afirmou.
Missa
Antes da sessão solene, uma missa foi celebrada pelo diretor-geral da presença Salesiana de Goiânia, padre Wagner do Amaral Gama. A Santa Missa em Ação de Graças pelos 60 anos da Associação dos Ex-Alunos Salesianos foi concelebrada pelo padre Fabiano Ribeiro, pároco da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim e diretor do Colégio Salesiano em Silvânia.
Em sua reflexão, o padre Wagner falou sobre a importância de sermos sal da terra e luz no mundo por onde formos. “Todos os ex-alunos, padres e salesianos devem ser missionários e irradiar o amor de Dom Bosco por onde for, a missão de todo cristão batizado é ser sal da terra e luz no mundo. Como Dom Bosco, devemos seguir os passos de Jesus Cristo e cuidar das crianças e jovens que tanto precisam”, disse o padre.