Ícone alego digital Ícone alego digital

Proposta de Virmondes Cruvinel pretende instituir o “Selo Abraço da Vida”

07 de Novembro de 2024 às 15:55

O deputado Virmondes Cruvinel (UB) apresentou, em Plenário, o projeto de lei 22845/24, que pretende instituir o “Selo Abraço da Vida – Manobra de Heimlich”. O principal objetivo é reconhecer e incentivar a adoção de medidas preventivas e de treinamento quanto à aplicação da Manobra de Heimlich para desobstrução das vias aéreas em casos de emergência de engasgo. Segundo dados estatísticos, trata-se de uma das emergências mais comuns em ambientes frequentados por grande número de pessoas, como restaurantes, centros comerciais, instituições de ensino e locais públicos.

A propositura aponta que o “Selo Abraço da Vida – Manobra de Heimlich” será conferido a bares, restaurantes, instituições de ensino, centros comerciais, academias, instituições públicas e privadas que aderirem voluntariamente ao treinamento de seus funcionários para aplicação da Manobra de Heimlich. 

O legislador destaca que o treinamento incluirá orientações teóricas e práticas sobre a aplicação da Manobra de Heimlich, com base em protocolos reconhecidos nacional e internacionalmente, de forma a garantir que os participantes estejam aptos a intervir em casos de obstrução de vias aéreas por engasgo. A capacitação será ministrada por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e/ou do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. 

Cruvinel destaca que o projeto busca fomentar a cultura da responsabilidade social e do cuidado com a vida, ao estimular o treinamento e a capacitação de funcionários de estabelecimentos públicos e privados. Dessa forma, mais pessoas estarão preparadas para aplicar a manobra de Heimlich em momentos críticos, minimizando o impacto de acidentes evitáveis, contribuindo para uma maior segurança coletiva. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.