Nesta quarta-feira, a Casa de Leis recebe os povos Waujás para uma apresentação de música e dança
Por meio da seção de Atividades Culturais, a Assembleia Legislativa de Goiás vai sediar, no início da tarde desta quarta-feira, 6, no saguão principal, o evento “Presença Originária na UFG” , que vai ser marcado por uma apresentação de música e dança. O evento tem o objetivo de ampliar as políticas de inclusão, sensibilizar a sociedade e a comunidade universitária sobre a importância da diversidade cultural e a integração de expressões e performances indígenas.
O evento é coordenado pelos professores João Dantas dos Anjos Neto e Marcos Costa de Freitas e tem abertura prevista no dia 5 de novembro, com uma roda de conversa na Universidade Federal de Goiás (UFG) e, posteriormente, no dia 07 de novembro vai ocorrer uma visita ao Memorial do Cerrado da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Além destas, outras atividades complementares estão previstas, tais como: palestras, debates, oficinas, exposições e performances artísticas.
Os povos Waujás são habitantes do Xingu, no Mato Grosso, sendo uma tribo com forte ligação ao meio ambiente e conhecedores de saberes ancestrais sobre o manejo dos recursos naturais daquela região. Conhecidos pela sua cosmogonia complexa e práticas que envolvem desde rituais com máscaras até a criação de artesanato cerâmico, os Waujás compartilham uma visão única sobre a natureza e o cuidado com o ecossistema do Xingu.
As atividades previstas fortalecem o reconhecimento dos povos indígenas no ambiente acadêmico e ampliam o alcance das políticas de inclusão ao promover o intercâmbio de saberes tradicionais.