Dr. George Morais propõe plataforma digital para compartilhamento de aulas na rede pública
O deputado Dr. George Morais (PDT) propôs o projeto de lei nº 23839/24, para instituir a Política Pública para Criação da Plataforma Digital para Compartilhamento de Aulas, Apostilas e Conteúdos Educativos entre Professores da Rede de Ensino Público do Estado de Goiás. A proposta foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será analisada pelo relator Cristiano Galindo (Solidariedade).
Por meio da plataforma digital, os educadores poderão compartilhar conteúdos e práticas pedagógicas entre todos os profissionais de ensino do Estado, promovendo um ambiente escolar colaborativo capaz de inovar a didática oferecida aos alunos.
Morais defende que se trata de um imenso avanço para a redução da desigualdade educacional, pois facilita o acesso das aulas às escolas e regiões mais distantes ou com menos recursos, além de atender, com a mesma qualidade, as regiões rurais.
O programa de ensino à distância também pode ser utilizado como recurso de aperfeiçoamento pela disponibilização de cursos e oficinas aos profissionais de educação. Isso permite o desenvolvimento de novas competências e métodos modernos de ensino, enriquecendo as práticas pedagógicas.
Os conteúdos disponibilizados na plataforma digital deverão respeitar os direitos autorais e os termos de uso estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), garantindo que materiais de terceiros sejam utilizados somente com a devida autorização.
O projeto aponta que o Executivo poderá firmar convênios com outras esferas governamentais, universidades e entidades privadas para garantir recursos técnicos e financeiros para o desenvolvimento e manutenção da plataforma digital.
O parlamentar justifica que a aprovação do projeto assegura acesso a uma ferramenta que garante inovação e melhoria contínua do ensino público. “A troca de conteúdos entre professores facilita a disseminação de boas práticas pedagógicas e o acesso a materiais diversificados, permitindo que os profissionais compartilhem suas metodologias e recursos com colegas de todo o Estado”.