Ícone alego digital Ícone alego digital

Aprovada matéria do Executivo que pleiteia mudanças em promoção de militares

14 de Novembro de 2024 às 10:20

Os deputados da Comissão Mista aprovaram, na manhã desta quinta-feira, 14, a propositura de n° 24234/24, que dispõe sobre a promoção por completar os requisitos para a transferência a pedido ou compulsória para a inatividade aos militares do Estado de Goiás.

A matéria foi aprovada acatando a emenda impositiva apresentada pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade) e também o voto em separado do deputado Major Araújo (PL), com a participação da deputada Bia de Lima (PT) e do deputado Paulo Cezar (PL).

Discussões

Na reunião, os parlamentares discutiram a matéria e relataram o motivo de fazer essas alterações no projeto original enviado pela Governadoria. Ao discutir, Major Araújo (PL) pontuou que as alterações apresentadas por ele se referem a correção de injustiças aos militares. “Essa alteração da lei não pode beneficiar apenas uma pessoa, um grupo, e o voto que nós apresentamos hoje irá corrigir a injustiça. Por isso, é importante aprovar a matéria com o voto em separado”, afirmou.

Na sequência, o deputado Coronel Adailton frisou que apresentou a emenda modificativa em reconhecimento ao trabalho exercido pelos policiais e bombeiros militares. “Nós estamos aqui na defesa dos policiais e bombeiros militares, pois são essas pessoas que trabalham nas forças de segurança que estão nas ruas 24 horas por dia defendendo a sociedade goiana. Esse projeto é muito importante na categoria e um desejo antigo referente a previdência dos militares. Os deputados dessa Casa estão em defesa da segurança pública e abraçaram essa causa”, afirmou o parlamentar.

O deputado Paulo Cezar (PL) também se manifestou e pediu para assinar, juntamente com Major Araújo, o voto em separado apresentado por ele. A deputada Bia de Lima (PT) fez o mesmo pedido e destacou que busca preservar o direito dos militares. “O que nós queremos é garantir isonomia dos militares e garantir a progressão e condições de eles serem valorizados”, disse.

O deputado Gustavo Sebba (PSDB) afirmou que a segurança pública é exemplar. “Temos que reconhecer que a essência do projeto é boa, mas temos que dar as condições iguais, os mesmos critérios para todos. Mas não concordo com a politização das promoções, e essa Casa não deve permitir isso”, declarou.

Por sua vez, o líder do Governo, Talles Barreto (UB), disse que houve avanços, que o Governo tem buscado adequações nas promoções dos militares. “A Governadoria reconhece o esforço dos militares do Estado de Goiás e tem buscado melhorias na carreira. Além disso, é importante enfatizar que estamos aqui para corrigir as possíveis injustiças e é por isso que estamos acatando a emenda modificativa do Coronel Adailton e voto em separado de Major Araújo”, frisou.

Após as discussões, o presidente da comissão, deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade), fez considerações sobre a diversidade de opiniões e votos em separado apresentados por diferentes deputados, mostrando sua postura de avaliação criteriosa e buscando alinhamento no debate.

“Cada voto e cada opinião é relevante para o processo democrático e para a construção de projetos que realmente atendam aos anseios da nossa sociedade”, concluiu o deputado Wagner Camargo Neto, reforçando o compromisso com a transparência e o rigor na apreciação legislativa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.