Comitê de Compliance da Assembleia Legislativa faz balanço e apresenta estratégias para 2025, na última reunião do ano

O Comitê Central de Compliance da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou o quinto e último encontro de 2024, nesta terça-feira, 10. A reunião serviu para avaliar o primeiro ano de implementação do programa de Compliance na Casa, discutir a “Cartilha Compliance” e as ações de controle sobre os riscos identificados nas unidades administrativas que fazem parte do atual escopo da Gestão de Riscos, que são Diretoria de Licitações, Diretoria de Gestão de Compras e Secretaria de Contratos, Convênios e Projetos Institucionais.
A Assessoria Técnica de Compliance, por meio do Projeto Jornada de Saber, apresentou os cursos de capacitação realizados pelos servidores, visando a aprimorar o conhecimento e a execução das atividades, principalmente no âmbito dos eixos do Programa de Compliance.
A cartilha, apresentada como ferramenta de divulgação do Programa de Compliance, uma iniciativa do presidente Bruno Peixoto (UB), tem o objetivo de desmistificar e esclarecer os servidores sobre o tema. A sugestão é que o material seja amplamente divulgado aos departamentos e diretorias. Na oportunidade, membros da diretoria aprovaram e sugeriram algumas alterações para aprimorar a cartilha.
A assessora parlamentar Isabella Oliveira expressou satisfação com o desempenho do primeiro ano do Compliance e explicou que, no próximo ano, ocorrerá o gerenciamento dos riscos e de suas ações de controle propostas. “Chegamos ao final do ano com avaliação dos riscos feita e com as ações de controle propostas. Nós tivemos êxito dentro do cronograma que tínhamos”, ressaltou a servidora.
O comitê é composto pelos seguintes órgãos da Casa. Diretoria-Executiva da Presidência, Diretoria-Geral Adjunta, Diretoria de Planejamento Estragégico, Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação, Diretoria de Gestão de Compras, Diretoria de Licitações, Secretaria de Controle Interno, Secretaria de Contratos, Convênios e Projetos Institucionais, Secretaria de Comunicação e Compliance, Secretaria de Transparência e Ouvidoria, Procuradoria-Geral, Assessoria Técnica da Presidência e Assessoria Técnica de Compliance. Participaram dessa última reunião Danúbio Cardoso Remy, Rubens Kirsteim Júnior, Tasso Júnior, Célio Campos de Freitas Junior, Kelly Morgana Afiune, Sofia Bezerra, Andreya Moura, Rodrigo Gabriel Moisés, Diego Mendes, Rodolfo Henrique Veiga, Isabella Maria Lima Oliveira, Vitória Alves Teixeira, Alex Martins Borges , Cecília Almeida Coimbra, Antônio Tomazett, Thaynara Rodrigues Castro, Elievânia Belo e Luciana Alves .
Programa de Compliance
O Programa de Compliance é um conjunto de normas e procedimentos que garantem que os processos sejam realizados conforme regulamentos e padrões éticos. A iniciativa é uma forma de assegurar que tudo seja feito da maneira correta e transparente no âmbito da Assembleia Legislativa.