União dos legisladores
Na manhã desta quarta-feira, 8, foi empossada a nova diretoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A eleição que definiu seus integrantes ocorreu em dezembro de 2024, durante a 27ª Conferência da Unale, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativo do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), foi eleito presidente do colegiado de presidentes das assembleias legislativas do Brasil.
O deputado estadual Marcelo Santos (UB-ES), presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, assume a vice-presidência, enquanto o deputado estadual Tadeu Leite (MDB-MG), chefe do Poder Legislativo de Minas Gerais, foi designado para o comando da Secretaria-Geral. A deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ) foi eleita em chapa única para comandar a entidade.
Ao iniciar a reunião de posse, o presidente atual da Unale, deputado Sérgio Aguiar (PDT-CE), da Casa de Leis do Ceará (Alece), relembrou as atividades desempenhadas pelo colegiado ao longo de sua gestão, como parcerias com o comércio exterior, fortalecimento da união entres as assembleias legislativas dos estados brasileiros, bem como as expectativas para a conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP-30, que será sediada em Belém do Pará (PA), em novembro deste ano.
“Senhores e senhoras, agradeço imensamente ao colegiado dos diretores dessa entidade. Fico muito satisfeito pelo meu Ceará ter tido, pela primeira vez, um presidente nesta entidade. Minha sensação é de dever cumprido e agradeço aos diretores, ao assessoramento jurídico e dizer que neste momento transmito o cargo de presidente”, encerrou Aguiar.
Ao tomar posse como nova presidente, Tia Ju agradeceu a Deus e à sua família, bem como ao seu partido político, o Republicanos, por ter aberto as portas para a vida pública. “Assumir a presidência da Unale é uma honra inigualável. Carrego a reponsabilidade de representar 1.059 parlamentares estaduais e 27 casas legislativas, promovendo a unidade, a força e conexão entre os legisladores de todo o País”, declarou a segunda vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Ainda em tempo, a nova presidente apontou que seu compromisso para 2025 é “claro e ambicioso”. Segundo ela, é preciso saltar em direção ao futuro e, por isso, é essencial consolidar a Unale como essencial às discussões institucionais e legislativas do País. Assim, ela destacou que alguns de seus objetivos são ampliar a filiação e a base de apoio, promover a reforma estatutária e modernizar as diretrizes da instituição, fortalecer os canais de comunicação, estreitar os laços com o comitê gestor da COP-30 e planejar a nova sede da instituição.
Por fim, ela lançou uma reflexão aos membros da entidade. “Que Unale queremos para os próximos 10 anos? É uma reflexão que deixo a todos os nossos membros. Minha missão é congregar todo o legislativo estadual e ser a voz da força, união e conexão. Vamos trabalhar juntos para transformar nossa entidade em símbolo de força, unidade e inovação, pois, o parlamento estadual não é apenas um pilar da democracia, mas a base onde os sonhos de cada cidadão brasileiro se encontram com as ações concretas do poder público”, finalizou.
Novo presidente do Colegiado de Presidentes
Ao tomar posse como presidente do colegiado das assembleias legislativas, Bruno Peixoto fez cumprimentos à diretoria empossada e parabenizou os deputados estaduais que “constroem um Estado forte e um País justo”. De início, o parlamentar opinou que o primeiro embate da nova diretoria diz respeito às gratificações, tanto para parlamentares quanto para membros do Ministério Público. Por choque de agenda, o presidente do Parlamento goiano realizou seu discurso de posse de maneira remota.
Peixoto apontou, ainda, que é possível trabalhar em conjunto para que todas as assembleias legislativas atinjam o patamar de 1.55% de emendas impositivas aos parlamentares e considerou que a medida seria justa. O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás comentou também a decisão de aumentar o número de assessores para cada parlamentar, que passou de 35 para 115 servidores.
“Nós, deputados estaduais, estamos na ponta, escutando diariamente os prefeitos e a população. Goiás tem 246 municípios, somos 7 milhões de habitantes, e precisamos prestar um serviço de excelência. No início, fui criticado por essa decisão, mas nossa avaliação junto à sociedade é acima de 74%. Investimos nos parlamentares e em sua estrutura, pois trata-se de assessoria com número significativo para atender à população”, declarou. Bruno ressaltou a aquisição de veículos aos parlamentares, inclusive de uma aeronave para tornar o atendimento aos goianos ainda mais eficaz.
Conforme observou, a soma dos votos dos deputados estaduais supera o número de votos de governadores e do presidente da República, o que resulta em motivos suficientes para ampliar a estrutura física das assembleias legislativas. “Somos representantes legítimos do povo e temos a legitimidade em ter uma estrutura digna para servir à sociedade. Esse é o nosso objetivo à frente do colegiado de presidentes, fortalecer para melhorar o serviço feito à população”, encerrou.
O deputado estadual Coronel Adailton (Solidariedade) também faz parte da diretoria da Unale em 2025 como secretário representante do Estado de Goiás. Na oportunidade, ele reconheceu a antiga gestão da entidade, sobretudo pela parceria com o deputado estadual Sérgio Aguiar e apontou não ter dúvidas do sucesso que será no ano que se inicia.
Adailton chamou atenção para o incentivo ao turismo e do intercâmbio entre os estados. “Estou presidente da Comissão de Turismo do Parlamento goiano há seis anos e é muito importante essa ideia do intercâmbio. Gostaria que a senhora, Tia Ju, coloque o turismo em sua pauta. Nosso País é muito grande, eclético e sazonal. Então, é muito importante que cada um apresente suas possibilidades para que nós, representantes do povo brasileiro, possamos valorizar as oportunidades do turismo”, esclareceu.
O parlamentar também apontou que é preciso resgatar a terra nativa de cada parlamentar e considerou que a Unale tem um papel fundamental para capitanear o máximo para os deputados. Assim, Coronel Adailton fez coro à fala de Bruno Peixoto na defesa de aquisições realizadas pela Assembleia Legislativa.
A posse foi transmitida pelo canal da TV Unale, retransmitida pelo canal da TV Assembleia Legislativa, e está disponível para acesso do público.