Charles Bento reitera apoio à aprovação de novo plano de carreira para servidores do Detran
Terceiro a discursar durante a Ordem do Dia, o deputado Charles Bento (MDB) subiu à tribuna para manifestar seu apoio ao projeto da Governadoria que propõe mudanças no plano de carreira e remuneração de servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Goiás (Detran-GO). A matéria, que tramita sob o nº 1587/25, foi posta em discussão para primeira fase de votação, durante a sessão extraordinária da manhã desta terça-feira, 4.
Representante da categoria, o parlamentar, que é formado em Gestão de Trânsito e possui empresa ligada ao segmento de formação de condutores, expressou a sua satisfação em cumprir com a promessa feita junto ao sindicato, desde o primeiro mandato, em 2015. “Já estamos nessas tratativas junto ao Governo há um bom tempo. Esse plano já é almejado pelos servidores há mais de 14 anos. São trabalhadores que contribuem para a sociedade, fazendo o órgão o segundo maior arrecadador do Estado, só perdendo para a Fazenda”.
Ao encerrar sua fala, Charles Bento, que apresentou relatório favorável à matéria, durante a tramitação na Comissão Mista, agradeceu o empenho do governador Ronaldo Caiado (UB); do atual presidente do órgão, Delegado Waldir Soares; e de todos os demais colegas apoiadores do Parlamento.
Novo plano de carreira
Além da reestruturação dos níveis e valores remuneratórios, a matéria busca garantir o acesso dos servidores em questão à evolução funcional pela metodologia de sistema de pontos. A novidade segue o Projeto Repensar Carreira, que estabelece pontuações por nível e requisitos, considerados a proporcionalidade e os critérios dos ciclos de evolução. Segundo a justificativa, a mudança irá motivar os efetivos e resultará no aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à população.
Para consolidar a propositura, o Poder Executivo estadual solicita alteração de diversos dispositivos da Lei nº 22.512/2023. Entre as sugestões estão também, por exemplo, incluir os cargos do quadro permanente do Detran em apenas um PCR e alterar a denominação dos cargos de assistente de trânsito para assistente técnico de trânsito e de analista de trânsito para analista técnico de trânsito. A intenção, explica a Secretaria de Estado da Administração (Sead), é possibilitar a expansão das respectivas carreiras.