Ícone alego digital Ícone alego digital

Exposição “Dark Politics – O Horror do Autoritário” estreia no saguão do Palácio Maguito Vilela

19 de Fevereiro de 2025 às 10:39
Crédito: Sérgio Rocha
Exposição “Dark Politics – O Horror do Autoritário” estreia no saguão do Palácio Maguito Vilela
Abertura da exposição Dark Politics

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 19, a exposição “Dark Politics – O Horror do Autoritário”, do artista plástico e acadêmico de museologia Vinicius Rocha Leão. A mostra propõe uma reflexão sobre o autoritarismo e como ele se infiltra no cotidiano, moldando a percepção da verdade, do medo e da obediência.

Leão destaca que a exposição não é um manifesto, mas um convite à reflexão sobre questões políticas e sociais contemporâneas. Segundo ele, a proposta artística aborda movimentos autoritários e tendências que impactam a forma como o poder é exercido ao redor do mundo. “A experiência que se busca oferecer ao visitante é um alerta sobre os caminhos que o autoritarismo pode tomar e como isso afeta nossas vidas”, afirma o artista.

Entre as obras em destaque, Leão cita o painel “8 de janeiro”, que remete aos atos golpistas registrados no Brasil, e a obra sobre a Palestina, que reflete sobre os conflitos na região e as consequências humanitárias da guerra. “O genocídio na Palestina é uma questão fundamental. Crianças estão morrendo, e sabemos que estão sendo mortas deliberadamente. Isso parece algo distante, mas seus reflexos podem nos atingir por meio de líderes autoritários e suas políticas”, ressalta.

A exposição apresenta técnicas como spray, giz acrílico e tinta acrílica, além de referências a grandes nomes da arte, como René Magritte. Uma das obras, “Ceci N’est Pas Une Haide Coque”, traz uma crítica ao tráfico de drogas e ao controle territorial exercido por grupos criminosos em paralelo ao poder do Estado.

A gestora de Atividades Culturais da Alego, Emiliana Pereira, reforça a importância da exposição para estimular o pensamento crítico entre servidores e visitantes da Casa. “Esta mostra é diferente das que estamos acostumados a receber. Não se trata de um manifesto, mas de um chamado à reflexão sobre os mecanismos de poder que atravessam não apenas instituições parlamentares, mas toda a sociedade. É fundamental entender como esse controle afeta nossas vidas e a organização social como um todo.”

A exposição “Dark Politics – O Horror do Autoritário” está aberta ao público no saguão do Palácio Maguito Vilela.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.