Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima cobra mais recursos para educação infantil em Goiás, durante Fórum do GAEPE

26 de Março de 2025 às 08:30
Bia de Lima cobra mais recursos para educação infantil em Goiás, durante Fórum do GAEPE

A deputada Bia de Lima (PT) participou, nesta terça-feira, 25, do I Fórum do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Goiás (Gaepe-GO), como representante da Assembleia Legislativa de Goiás.

O evento reuniu diversas autoridades da área e discutiu a "Governança Colaborativa e os Desafios da Educação", tema da abertura do evento. Na oportunidade, a deputada também assinou o Pacto Interinstitucional pela Educação em Goiás.

“Em Goiás, já temos uma lei que cria o Fundo de Desenvolvimento da Educação Infantil, mas não tem, efetivamente, o investimento devido. Então queremos recuperar esse fundo e que as emendas parlamentares dos deputados, uma contrapartida do próprio governo, multas e outras medidas possam ser aplicados para este fim”, afirmou a deputada.

Como palestrante da mesa com o tema “Planejamento Orçamentário e Previsão de Recursos para a Educação Infantil”, Bia de Lima reforçou a importância do conhecimento dos gestores para a administração dos recursos.

“Primeira coisa que os secretários de Educação têm que fazer: conheçam o seu orçamento, não fiquem nas mãos de secretários de Finanças não, especialmente as mulheres, que são mais criteriosas, mais honestas, mais dignas. É por isso que precisamos ter conhecimento profundo sobre o assunto para não sermos lesadas e ajudar os municípios que mais precisam”, pontuou Bia de Lima.

A deputada ressaltou ainda a necessidade de que o Governo de Goiás faça os aportes devidamente e que sejam direcionados, de forma a colaborar e contribuir com todos os municípios, para estimular a educação infantil e garantir condições de carreira para os trabalhadores da Educação, salas de aula com estrutura necessária e, claro, condições dignas de trabalho.

O Gaepe é uma governança horizontal que reúne gestores dos governos estadual e municipais, órgãos de controle, sistema de Justiça e sociedade civil e foi instalado em julho de 2020 para combater os reflexos da pandemia de covid-19 na educação, passou a ser permanente e tratar também de desafios estruturantes do setor. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Articule e tem apoio operacional do TCE-GO e do TCM-GO.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.