Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima cobra mais recursos para educação infantil em Goiás, durante Fórum do GAEPE

A deputada Bia de Lima (PT) participou, nesta terça-feira, 25, do I Fórum do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Goiás (Gaepe-GO), como representante da Assembleia Legislativa de Goiás.
O evento reuniu diversas autoridades da área e discutiu a "Governança Colaborativa e os Desafios da Educação", tema da abertura do evento. Na oportunidade, a deputada também assinou o Pacto Interinstitucional pela Educação em Goiás.
“Em Goiás, já temos uma lei que cria o Fundo de Desenvolvimento da Educação Infantil, mas não tem, efetivamente, o investimento devido. Então queremos recuperar esse fundo e que as emendas parlamentares dos deputados, uma contrapartida do próprio governo, multas e outras medidas possam ser aplicados para este fim”, afirmou a deputada.
Como palestrante da mesa com o tema “Planejamento Orçamentário e Previsão de Recursos para a Educação Infantil”, Bia de Lima reforçou a importância do conhecimento dos gestores para a administração dos recursos.
“Primeira coisa que os secretários de Educação têm que fazer: conheçam o seu orçamento, não fiquem nas mãos de secretários de Finanças não, especialmente as mulheres, que são mais criteriosas, mais honestas, mais dignas. É por isso que precisamos ter conhecimento profundo sobre o assunto para não sermos lesadas e ajudar os municípios que mais precisam”, pontuou Bia de Lima.
A deputada ressaltou ainda a necessidade de que o Governo de Goiás faça os aportes devidamente e que sejam direcionados, de forma a colaborar e contribuir com todos os municípios, para estimular a educação infantil e garantir condições de carreira para os trabalhadores da Educação, salas de aula com estrutura necessária e, claro, condições dignas de trabalho.
O Gaepe é uma governança horizontal que reúne gestores dos governos estadual e municipais, órgãos de controle, sistema de Justiça e sociedade civil e foi instalado em julho de 2020 para combater os reflexos da pandemia de covid-19 na educação, passou a ser permanente e tratar também de desafios estruturantes do setor. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Articule e tem apoio operacional do TCE-GO e do TCM-GO.