Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
“Sou a mulher do interior que ousa fazer o enfrentamento”, diz Bia de Lima durante exibição do Projeto Mulheres Vivas da UEG TV

28 de Março de 2025 às 07:17
“Sou a mulher do interior que ousa fazer o enfrentamento”, diz Bia de Lima durante exibição do Projeto Mulheres Vivas da UEG TV

A deputada estadual Bia de Lima (PT) participou, na tarde dessa quinta-feira, 27, do lançamento do Projeto Mulheres Vivas, produzido pela UEG TV e CriaLab|UEG, que ocorreu na Assembleia Legislativa de Goiás. Viabilizado por meio de emenda parlamentar destinada pela deputada no ano passado, o projeto traça um panorama diversificado das lutas enfrentadas por mulheres de variadas origens e histórias. São depoimentos que exploram a superação da violência doméstica, sexual e social, a maternidade e as imposições do mercado de trabalho, a falta de oportunidades educacionais, o preconceito e violência de gênero em contextos políticos e no trabalho, a transfobia, o machismo e o avanço de pautas conservadoras no cenário mundial.

Protagonista de um dos episódios, a deputada Bia de Lima falou sobre as batalhas que enfrentou ao longo de sua trajetória como professora, sindicalista e após ter chegado à Casa.

“Eu sou a mulher do interior que ousa enfrentar os ‘graúdos’, como falamos aqui em Goiás. E, ao sair de Jataí e vir para Goiânia, sempre defendendo a pauta da educação, cheguei à Assembleia Legislativa com diversas missões. A primeira delas é dar voz efetivamente à educação e defendê-la em todas as instâncias, desde a educação infantil até a superior. Mas aqui, também enfrentamos diversas truculências, o machismo, a violência política de gênero. Tenho encarado batalhas difíceis aqui, como o meu pedido de cassação contra um deputado. Existe uma necessidade de comprovação da nossa competência, do nosso potencial e compromisso e isso é exaustivo. Eu não faço parte da elite política do nosso estado, eu sou a professora de esquerda que rompeu barreiras e enfrenta a luta. E vou reiterar sempre: não vão nos calar”, disse a parlamentar.

A deputada também reforçou seu apoio à UEG. “Na nossa defesa à educação, a UEG está entre as prioridades. A UEG enfrenta desafios desde a sua criação e, nesse campo, a minha responsabilidade é de, na medida do possível, enviar recursos para que a instituição se firme e se consolide. Queremos adiantar que neste ano enviaremos mais emendas do que no ano passado, em diversas cidades. Eu ando muito nesse estado, quero sempre ver a universidade forte. Vocês podem contar comigo em todos os pontos, seja para defender os planos de carreira ou qualquer outra questão. Queremos garantir novamente o orçamento específico para a instituição na lei e na prática”, reiterou ela.

Idealizador do Projeto Mulheres Vivas, o professor Marcelo Costa agradeceu a emenda da deputada Bia de Lima. “Nesse ano, o nosso curso de Produção Audiovisual completa 20 anos e é uma alegria ver a competência dos nossos alunos cumprindo o nosso papel social. Agradeço à deputada por sua emenda, que nos ajuda no cumprimento dessa missão. Somos muito gratos pela sua generosidade, pela sua contribuição. É por meio desse projeto que conseguimos colocar em prática o papel de comunicação pública, abordar pontos que a TV privada não aborda, pensar numa alternativa, voltada para o bem comum. Torço para que a partir do Mulheres Vivas possamos gerar sensibilização, mobilização e conscientização”, pontuou.

Já o reitor da UEG, Antônio Cruvinel, destacou a atuação da parlamentar na Alego: “A deputada tem conduzido pautas importantes nesta Casa. Não gosto de romantizar as situações e a universidade – que é o local onde as pessoas evoluem - não pode se calar diante das violências sofridas por todas as mulheres. Esse projeto mostra como a luta das mulheres ainda precisa ser respeitada. Pensamos em direito humano e primamos por respeito. É uma alegria fazer parte disso, ver que a UEG cresce quando valoriza essas lutas tão legítimas, acendendo a sementinha de que estamos no caminho certo”.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.