Reconhecimento de bandas musicais civis como patrimônio cultural é objeto de projeto apresentado por Antônio Gomide
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vai analisar o projeto de lei nº 7076/25, cujo objetivo é reconhecer as bandas musicais civis como Patrimônio Musical da Cultura Goiana. A matéria foi protocolada por iniciativa do deputado Antônio Gomide (PT) e atualmente encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), aguardando relatoria da deputada Rosângela Rezende (Agir) .
Conforme a proposta, serão reconhecidas como patrimônio cultural as associações formadas por músicos voluntários, sem caráter profissional exclusivo, que atuem em eventos cívicos, sociais, culturais ou religiosos, promovendo a valorização das tradições musicais goianas e o fortalecimento da cultura local.
O projeto visa, sobretudo, fomentar políticas públicas e ações que assegurem a preservação, o fortalecimento e o desenvolvimento dessas instituições, bem como promover o acesso da população à cultura. “Essas bandas são expressões vivas da história, da cultura e da resiliência das comunidades goianas. Seu reconhecimento como patrimônio cultural é um passo importante para garantir que esse legado perdure, valorizando não apenas a música, mas também os laços sociais que elas ajudam a construir e manter ao longo do tempo”, justifica o parlamentar.