Ícone alego digital Ícone alego digital

Amilton Filho pleiteia reconhecimento oficial para Maratona Internacional de Goiânia

25 de Abril de 2025 às 07:09

O deputado Amilton Filho (MDB) apresentou o projeto de lei nº 7154/25 para reconhecer a Maratona Internacional de Goiânia, realizada no mês de maio, na capital, como Patrimônio Cultural Imaterial do estado e incluí-la no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás. O objetivo da proposta é trazer visibilidade para o evento, que incentiva a participação da população goiana nas corridas de rua, atraindo atletas de outros municípios, estados e países.

A Maratona Internacional de Goiânia foi idealizada pela empresa Bee Sports, e teve sua primeira edição realizada no dia 26 de maio de 2024. O evento reuniu por volta de 1.500 participantes e gerou um impacto econômico e turístico significativo para a cidade, movimentando hotéis, restaurantes e comércios.

Mais que uma competição, a corrida promove a prática da atividade física, sendo um importante meio de inclusão para pessoas com deficiência, porque, dessa forma, podem competir ao lado de quaisquer categorias de corredores, demonstrando força e determinação. Como prática esportiva, a corrida não só fortalece o corpo, mas também o espírito de união e respeito às diferentes capacidades. 

Reconhecida e certificada mundialmente pela World Athletics (antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo), a maratona consolidou-se como um evento de alto nível, refletindo o compromisso com a qualidade e o profissionalismo, ganhando destaque no cenário esportivo internacional.

A matéria está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob relatoria do deputado Wagner Camargo Neto (SD). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.