Amilton Filho pleiteia reconhecimento oficial para Maratona Internacional de Goiânia
O deputado Amilton Filho (MDB) apresentou o projeto de lei nº 7154/25 para reconhecer a Maratona Internacional de Goiânia, realizada no mês de maio, na capital, como Patrimônio Cultural Imaterial do estado e incluí-la no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás. O objetivo da proposta é trazer visibilidade para o evento, que incentiva a participação da população goiana nas corridas de rua, atraindo atletas de outros municípios, estados e países.
A Maratona Internacional de Goiânia foi idealizada pela empresa Bee Sports, e teve sua primeira edição realizada no dia 26 de maio de 2024. O evento reuniu por volta de 1.500 participantes e gerou um impacto econômico e turístico significativo para a cidade, movimentando hotéis, restaurantes e comércios.
Mais que uma competição, a corrida promove a prática da atividade física, sendo um importante meio de inclusão para pessoas com deficiência, porque, dessa forma, podem competir ao lado de quaisquer categorias de corredores, demonstrando força e determinação. Como prática esportiva, a corrida não só fortalece o corpo, mas também o espírito de união e respeito às diferentes capacidades.
Reconhecida e certificada mundialmente pela World Athletics (antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo), a maratona consolidou-se como um evento de alto nível, refletindo o compromisso com a qualidade e o profissionalismo, ganhando destaque no cenário esportivo internacional.
A matéria está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob relatoria do deputado Wagner Camargo Neto (SD).