Ícone alego digital Ícone alego digital

Proteção dos rios tributários do Araguaia é tema de projeto de Veter Martins

16 de Abril de 2025 às 11:00

O deputado Veter Martins (UB) apresentou o projeto de lei nº 7621/25, que visa instituir o Programa Estadual de Preservação e Recuperação dos Rios Goianos Tributários do Rio Araguaia. O objetivo é restaurar, conservar e fiscalizar os recursos hídricos que alimentam o Rio Araguaia, garantindo sua perenidade e uso sustentável.

O programa abrangerá os seguintes rios tributários do Araguaia em território goiano: Caiapó, Claro, do Peixe I e II, Pintado, Matrinxã e Crixás Açu. Além disso, a proposta tem como diretrizes: reflorestar matas ciliares e nascentes; controlar a captação de água para irrigação e consumo agropecuário; fiscalizar poços artesianos e semiartesianos; implementar programas de educação ambiental para comunidades ribeirinhas e produtores rurais; incentivar práticas sustentáveis em propriedades rurais; e aplicar sanções rigorosas para desmatamento, captação irregular de água e poluição.

O projeto também prevê medidas como: proibição do desmatamento e degradação de Áreas de Preservação Permanente (APPs); obrigatoriedade de proprietários de terras manterem ou recomporem a vegetação nativa; regras para captação de água, incluindo licenciamento e medição do volume captado; proibição de perfuração indiscriminada de poços; restrição de acampamentos e navegação nos rios; fiscalização rigorosa e aplicação de penalidades em caso de descumprimento das normas; e incentivo à participação da comunidade na preservação dos rios.

Ao destacar a importância do Rio Araguaia para a biodiversidade e economia regional, a matéria aponta a necessidade urgente de medidas para conter a degradação de seus rios tributários, que coloca em risco a fauna, flora e comunidades locais.

O projeto está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi distribuído para relatoria do deputado Major Araújo (PL). 

 

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.