Ícone alego digital Ícone alego digital

Setor de Compliance apresenta decreto sobre Política de Gestão de Riscos da Assembleia Legislativa de Goiás

02 de Abril de 2025 às 10:45
Crédito: Carlos Costa
Setor de Compliance apresenta decreto sobre Política de Gestão de Riscos da Assembleia Legislativa de Goiás
Assessoria Técnica de Compliance

Já está publicado no Portal da Transparência da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o Decreto nº 3.876, de 7 de março de 2025, que estabelece a Política de Gestão de Riscos da Casa de Leis.

Conforme o artigo 2º, a Política de Gestão de Riscos tem por objetivo estabelecer os princípios, as diretrizes, as responsabilidades e o processo de gestão de riscos com vistas à análise de riscos no processo de tomada de decisão, em conformidade com as boas práticas de governança adotadas no setor público. No parágrafo único, o documento aponta que a política definida nesse decreto poderá ser aplicada aos processos de trabalho, projetos, atividades e ações das áreas nas quais está sendo implementada a Gestão de Riscos.

Segundo o artigo 4º, a Política de Gestão de Riscos promoverá ainda: a identificação de eventos em potencial que afetem a consecução dos objetivos institucionais; o alinhamento do apetite ao risco com as estratégias adotadas; o fortalecimento das decisões em resposta aos riscos; o aprimoramento dos controles internos administrativos; a integração da gestão de riscos aos objetivos e processos organizacionais e a tomada de decisões baseada em riscos.

De acordo com a assessora técnica Kelly Morgana Afiune, esse decreto reforça mais uma vez o compromisso da Casa de Leis com a transparência, governança e prevenção de riscos institucionais. A servidora Isabella Maria Lima Oliveira destaca que a Política de Gestão de Riscos é um dos documentos que vai nortear toda a implantação e implementação da gestão de riscos na Assembleia.

Programa de Compliance

Esse novo decreto complementa o Programa de Compliance, que foi instituído na Alego pelo Decreto n° 3.548, de 16 de novembro de 2023. Trata-se de um conjunto de procedimentos, regras e estruturas que visam garantir conformidade com padrões morais, legais e de gestão, fomentando a ética, a transparência, a responsabilidade e a gestão de riscos, preservando a integridade nas ações da administração e dos servidores, bem como assegurando a satisfação dos cidadãos.

O comitê é composto pelos seguintes órgãos da Casa: Diretoria-Executiva da Presidência, Diretoria-Geral Adjunta, Diretoria de Planejamento Estratégico, Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação, Diretoria de Gestão de Compras, Diretoria de Licitações, Secretaria de Controle Interno, Secretaria de Contratos, Convênios e Projetos Institucionais, Secretaria de Comunicação e Compliance, Secretaria de Transparência e Ouvidoria, Procuradoria-Geral, Assessoria Técnica da Presidência e Assessoria Técnica de Compliance. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.