Bia de Lima destaca PEC da Segurança Pública apresentada hoje na Câmara Federal
Bia de Lima (PT) comentou na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), nesta tarde, 8, sobre a PEC da Segurança Pública. A matéria foi apresentada hoje pelos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) a líderes partidários da Câmara Federal. A proposta, lembrou a petista, busca o marco constitucional do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), criado em 2018.
A parlamentar falou a respeito da contribuição dos governadores, à exceção de Ronaldo Caiado (UB), para a construção das novas atribuições das forças policiais, por uma perspectiva mais moderna da segurança pública. Dentre os destaques da proposta, Bia de Lima mencionou o reconhecimento das guardas municipais como integrantes das forças policiais.
A PEC trata de novas competências para estados, municípios e União, para “ampliar e buscar o compartilhamento de penitenciárias, inteligência e unificar a atuação das polícias”, explicou. De acordo com a petista, a proposta almeja, “a partir dessas novas orientações, da construção de um Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, novas perspectivas [para a área]”.
Outro ponto em evidência para a legisladora é o estabelecimento do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo das Penitenciárias Nacionais. “É muito importante esse novo patamar, essa nova tática, provenientes da PEC”, encerrou.