Projeto para criar comissão voltada ao empreendedorismo é aprovado em 1º turno
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou, nesta quinta-feira, 10, a criação da Comissão de Empreendedorismo e das Cidades Inteligentes, com 22 votos favoráveis. O projeto de resolução nº 7605/25, proposto pela Mesa Diretora, altera o Regimento Interno da Casa (Resolução nº 1.218/2007) e estabelece que o novo colegiado será responsável por analisar políticas de incentivo ao empreendedorismo e à inovação tecnológica vinculadas ao desenvolvimento de cidades inteligentes.
De acordo com o texto da proposta, a criação da Comissão de Empreendedorismo e das Cidades Inteligentes justifica-se pela necessidade de fortalecer o ambiente de negócios, fomentar a inovação e impulsionar políticas públicas voltadas à modernização urbana e tecnológica do estado. Essa comissão permitirá que os parlamentares tenham um espaço dedicado à análise, proposição e fiscalização de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo e à modernização urbana, promovendo um ambiente mais favorável para o crescimento econômico e a inovação.
Na justificativa da matéria, ainda, está especificado que o empreendedorismo é um dos principais motores do desenvolvimento econômico e social, sendo responsável pela geração de empregos, pela diversificação da economia e pela inovação nos setores produtivos. Além disso, a criação dessa comissão possibilita uma atuação mais estratégica e coordenada na formulação de políticas que reduzam a burocracia, incentivem startups e pequenas empresas, promovam acesso a crédito e fortaleçam o ecossistema empreendedor goiano. Dessa forma, o estado se tornará mais atrativo para novos negócios e investimentos.
No projeto de resolução, também está pontuado que tal comissão será responsável por promover eventos, debates, audiências públicas e estudos sobre empreendedorismo e cidades inteligentes, bem como fiscalizar e acompanhar ações do poder público relacionadas ao empreendedorismo e às cidades inteligentes.