Atividades que celebram a cultura chinesa têm participação de alunos da Escola Municipal Vicente Rodrigues do Prado

Na manhã desta quinta-feira, 10, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu os alunos do 8º ano da Escola Municipal Vicente Rodrigues do Prado no Palácio Maguito Vilela. O evento deu continuidade às comemorações dos 25 anos de amizade entre a província de Herbei e Goiás, em uma iniciativa conjunta da Assembleia Legislativa, do Gabinete de Assuntos Internacionais da Secretaria-Geral de Governo e do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Para enriquecer a celebração, foi promovida uma palestra sobre as relações internacionais entre Herbei e Goiás, ministrada por Leandro Borges, professor de relações internacionais da PUC e diretor da instituição Ágora Pesquisa. O docente explicou que a "fala" aborda um perfil de relacionamento internacional entre governos subnacionais, destacando que "é um fenômeno da globalização que apresenta grande eficiência no sentido de complementariedade e interesses mútuos".
Borges ressaltou ainda que o objetivo dessa iniciativa é intensificar e promover as relações entre as duas economias que possuem muitos canais de conexão na conjuntura atual.
Além disso, a comemoração contou com uma apresentação de kung fu, sob a orientação do professor Marcelo Gabriel de Freitas, como forma de expressão artística. O kung fu é conhecido por ser uma prática de arte marcial chinesa, propicia em sua estrutura a perspectiva da formação humana.
Marcelo ressaltou a importância de trazer a cultura para a Casa do povo goiano e, principalmente, para um público jovem, como os alunos da 8ª série: "Um evento como esse é sempre muito importante, pois é uma forma de o kung fu se tornar mais acessível na perspectiva da cultura. A diversidade de pessoas que praticam é grande, desde jovens, crianças, adultos, melhor idade e mulheres", sublinhou o professor.
Segundo ele, a prática cultural envolve aspectos afetivos, profissionais, sensíveis e intelectuais. Ele também ressaltou que essa prática da arte marcial chinesa melhora a condição de vida e é um excelente exercício, que tem fundamentalmente um combate com a perspectiva da ansiedade.
Além de Marcelo, a apresentação contou com a participação dos integrantes do grupo Rafael Arantes, Thiago Leal e Mari Souza.
A estudante Alice Guimarães disse que as atividades apresentadas foram essenciais para aprimorar seu conhecimento e o de seus colegas. A jovem ainda enalteceu a iniciativa por proporcionar a apresentação de um assunto que ela desconhecia. "Eu adorei a visita no geral. Não conhecia a Alego e foi uma experiência enriquecedora com certeza. Assuntos que eu desconhecia, hoje tive a oportunidade de conhecer", relatou a estudante.
O intuito da celebração é fortalecer os laços culturais, históricos e econômicos que norteiam a relação sino-brasileira. As comemorações começaram no início da semana com a abertura da mostra fotográfica e prosseguirão até o dia 17 de abril.