Ícone alego digital Ícone alego digital

Por proposta do deputado Bruno Peixoto, Parlamento goiano homenageou apaixonados por carros antigos nessa 4ª-feira

24 de Abril de 2025 às 07:00
Crédito: Carlos Costa
Por proposta do deputado Bruno Peixoto, Parlamento goiano homenageou apaixonados por carros antigos nessa 4ª-feira
Sessão solene em homenagem ao antigomobilista

Nessa quarta-feira, 23, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão solene para homenagear antigomobilistas, pessoas que se dedicam a colecionar, restaurar e preservar carros antigos. A cerimônia foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que entregou o Certificado do Mérito Legislativo a adeptos da prática e a outras pessoas que, de alguma forma, apoiam ou estimulam a atividade. O narrador esportivo Teoclis José Auad (Téo José) foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

Além da sessão solene no Plenário Iris Rezende Machado, a sede do Parlamento goiano também sediou uma exposição, que reuniu mais de 100 carros antigos, de diversas marcas, modelos e ano de fabricação. Motocicletas também estiveram na mostra, que teve ainda venda de miniaturas, de acessórios e um food truck.   

Bruno Peixoto disse que a atividade reúne alternativas de trabalho e renda, promovendo a interação entre pessoas de diversas idades que, além de se dedicarem a um hobby, compartilham conhecimentos sobre a história dos automóveis. “Dessa forma, reconhecemos o empenho e a dedicação desses cidadãos, que contribuem significativamente para o desenvolvimento do estado de Goiás”, asseverou.

A sessão foi aberta pelo propositor da homenagem e pelos deputados Coronel Adailton (Solidariedade) e André do Premium (Avante). Também compuseram a mesa diretiva: o apresentador e jornalista especializado em automobilismo Fernando Campos; o narrador esportivo Téo José; o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; o diretor de Articulação Política da Alego, Paulo Sérgio de Rezende; o diretor-regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA-GO), Ronai Andrade Pereira; o secretário de Articulação Política da Alego, Alexandre Luís Belchior; e a assessora parlamentar Marcela Aires Rodrigues.

O evento ainda foi prestigiado por vereadores e por líderes de diversos clubes de automóveis antigos de várias cidades goianas.

Bruno Peixoto ressaltou o quanto o antigomobilismo (termo que, apesar de ser um neologismo, está  bem estabelecido e usado dentro do universo dos carros antigos) movimenta a economia, especialmente, de cidades do interior, com a presença de turistas, que lotam hotéis e outros estabelecimentos e gera receita, emprego e renda. “Temos que investir mais na exposição de carros antigos. Precisamos valorizar e investir mais recurso público porque o retorno dos eventos traz muito mais. É um atrativo.”

O presidente do Legislativo goiano afirmou que o investimento feito em exposições de carros antigos é menor do que o feito em shows artísticos e, muitas vezes, leva mais público. “Então, nós precisamos investir mais. E se for preciso aprovar, nessa Casa, uma lei nesse sentido, eu o farei com o maior prazer, porque sei o quanto gera emprego, renda e movimenta o turismo onde são feitas essas exposições.”

Turismo também

O deputado Coronel Adailton fez seu pronunciamento e cumprimentou os presentes, especialmente, como presidente da Comissão de Turismo da Alego, já que a atividade também é turística. Ele ressaltou o quanto os eventos do antigomobilismo são relevantes economicamente.

O parlamentar assegurou seu apoio para a atividade. “Nós queremos emprestar o nosso apoio, da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa. Eu estou presidente do colegiado, mas o capitão dessa nave é o Bruno Peixoto, nosso presidente. Mas com o apoio que ele empresta a cada um dos deputados, com certeza vamos nos encontrar muitas vezes e fortalecer esse segmento, em eventos em todo o estado de Goiás.”

Já o deputado André do Premium, que também é um colecionador de carros antigos, falou do prazer de cultuar o hobby, já que é um apaixonado por veículos desde criança. Ele lembrou que a atividade, muitas vezes, é desgastante e cara, mas que vale a pena. “De vez em quando a gente sofre, são os ossos do ofício, mas também é prazeroso. Então parabéns a todos vocês, homenageados.”

Na sequência do evento, foi exibido um vídeo da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e, em seguida, a cantora Cida Araújo cantou duas músicas, acompanhada do violonista Paulo Matos.

Após receber a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, o narrador esportivo Téo José falou aos presentes, agradecendo a concessão da honraria. Ele afirmou, que apesar de ter uma carreira nacional, como um legítimo goiano, as homenagens que mais valoriza, são as recebidas em sua cidade e seu estado. “E hoje estou recebendo uma honraria muito especial. É um dia emocionante, de muito orgulho para mim e para minha família.”

O narrador conclamou as autoridades a valorizarem mais as atividades realizadas em Goiás, a exemplo do que estava sendo feito no momento com o antigomobilismo. Ele também chamou à responsabilidade a própria classe profissional. “A gente tem que se orgulhar das coisas de Goiás. E, nós da imprensa, temos que divulgar mais isso. Nós temos que ter mais goianidade. E isso aqui é muita goianidade.”

Na sequência, o jornalista Fernando Campos recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e discursou representando os homenageados. O jornalista lembrou seus 54 anos de carreira jornalística especializado em veículos. E pontuou que nesse período cobriu diversos eventos de antigomobilismo realizados no estado. “De certa, forma, eu também sou um antigomobilista, não de posse, mas de ideia. E isso faz com que esse prêmio, porque eu considero um prêmio, dado na Casa do Povo de Goiás, tenha um significado para mim, que vocês não podem nem imaginar.”

O antigomobilismo

A prática do antigomobilismo está espalhada pelo mundo inteiro, mas, no Brasil, ela já se destaca como um dos hobbies mais cultuados. Pesquisa feita pela FBVA em 2021 revelou que o país chega a movimentar anualmente R$ 32,6 bilhões com o mercado antigomobilista, ocupando uma posição relevante entre os países das Américas.

A valorização dos automóveis antigos começou a se desenvolver no Brasil a partir de 1987, quando foi fundada a FBVA. A entidade coordena as atividades e calendários de clubes automotivos espalhados por todo o Brasil e hoje também assumiu um papel de representatividade junto às autoridades para proteger os carros antigos.

No próximo dia 27 de abril, Goiânia vai sediar o maior encontro de clubes de carros antigos. Serão mais de 200 carros e motos antigas em exposição, no Cepal do Setor Sul, a partir das 9 horas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.