Por iniciativa de Clécio Alves, Guarda Civil Metropolitana é reconhecida em solenidade no Parlamento goiano

Em sessão solene na noite de sexta-feira, 25, no Plenário Iris Rezende Machado, guardas civis metropolitanos tiveram sua atuação reconhecida pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Proposta pelo deputado Clécio Alves (Republicanos), a solenidade concedeu a 56 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) o Certificado do Mérito Legislativo.
Estiveram na mesa diretiva, ladeando o presidente da sessão: o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Luan Alves (MDB); o diretor administrativo da Alego e guarda civil Leder Pinheiro; o comandante da Guarda Civil de Aparecida de Goiânia, inspetor Milton Sobral; o inspetor da GCM Carlos Antônio Cordeiro; o diretor operacional da GCM de Goiânia, Danilo César Fonseca Gomes; a comandante da Patrulha Mulher Mais Segura da GCM Goiânia, Luísa Pereira Sol; e o coordenador municipal de trânsito da GCM Goiânia, Eber Saraiva dos Santos.
Em seu discurso Clécio Alves afirmou que, por muito tempo, os guardas civis foram vítimas de preconceito e desrespeito, o que segundo ele reforçava o reconhecimento à categoria nesse momento. O parlamentar sublinhou que a GCM é a instituição de segurança que está mais próxima da população, porque está presente nas ruas, nas escolas, nos parques e em outros órgãos públicos.
Alves disse acreditar que em breve a GCM passará a ser Polícia Metropolitana, com a aprovação do projeto de lei de sua autoria, que tramita na Alego, e outro, de igual teor, apresentado no Congresso Nacional. Para ele, essa nova polícia vai somar às outras forças de segurança do estado, já reconhecidas como as melhores do Brasil. “Vocês alicerçam a segurança do nosso estado, assim como o alicerce de uma casa, inabalável, que sustenta todo o peso e impede o desabamento. A GCM é a base da proteção do estado, vocês estão onde tudo começa.”
Missão de vida
Diretor operacional da GCM de Goiânia, Danilo César Fonseca Gomes pontuou que acredita que ser guarda civil é uma missão de vida, uma verdadeira vocação: “Você precisa ser vocacionado para vestir essa farda e para honrar essa instituição tão gloriosa”.
Ele falou dos riscos que os integrantes da guarda correm todos os dias, na luta contra a criminalidade e na proteção e preservação da vida da população, mas acredita que tudo vale a pena. “Muitas vezes subestimados, muitas vezes vítimas de preconceito, mas eu sei que no coração de vocês tem o sentimento de dever cumprido. Então, nesse dia tão feliz, nós estamos aqui para homenagear a Guarda Civil, que é cada um de vocês.”
Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, representando todos os homenageados da noite, o guarda civil Paulo Erne Gomide Júnior subiu à tribuna para um breve discurso. Ele lembrou que a homenagem não é pessoal, mas sim à Guarda Civil Metropolitana, instituição representada por cada um de seus integrantes. “Eu fico muito agradecido, agradeço também à minha família. E que a nossa honrada Guarda Civil venha cada dia mais crescer.”