Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa “Mais Justiça”, parceria do TJ com a Assembleia Legislativa, leva serviços gratuitos à população de Luziânia

28 de Abril de 2025 às 07:05
Crédito: Will Rosa
Programa “Mais Justiça”, parceria do TJ com a Assembleia Legislativa, leva serviços gratuitos à população de Luziânia
Evento Mais Justiça - O Judiciário perto de você, 10° CEJUSC Regional

No sábado, 26, a cidade de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, foi palco da décima edição do projeto “Mais Justiça – O Judiciário Perto de Você”. Promovido pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), em parceria com o Parlamento goiano, por intermediação do deputado Ricardo Quirino (Republicanos), a iniciativa ofereceu uma ampla gama de serviços gratuitos à comunidade, com foco em cidadania, justiça e inclusão social.

A ação, realizada ao longo do dia, teve como objetivo atender especialmente a população mais vulnerável, incluindo idosos. Os serviços abrangeram as seguintes áreas: documentação civil, saúde, assistência social, direitos da mulher, atendimento jurídico, direitos previdenciários, consultoria jurídica, cidadania ambiental, serviços do Vapt Vupt e a Ouvidoria do Idoso, criada por Quirino no Parlamento.

Ricardo Quirino, presidente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa, destacou a importância da iniciativa e falou sobre a parceria para incluir a Ouvidoria do Idoso no programa do Tribunal de Justiça: “Levar o Judiciário e os serviços públicos diretamente à população, especialmente aos que mais precisam e às pessoas idosas, é garantir cidadania e dignidade para todos”.

Acesso à Justiça

A décima edição do “Mais Justiça” reforça o compromisso do TJ-GO e da Assembleia Legislativa em aproximar os serviços públicos da comunidade, promovendo acesso à justiça e bem-estar social. Centenas de moradores de Luziânia foram beneficiados com atendimentos rápidos e gratuitos, consolidando o projeto como referência em inclusão e cidadania no estado.

Como não poderia deixar de ser, os cidadãos beneficiados aprovaram. José Francisco de Carvalho, morador da cidade de Luziânia, disse que a iniciativa facilita a vida de quem trabalha nos dias de semana e que tem somente o sábado para resolver suas pendências. “O programa vem para atender a todos os trabalhadores que têm responsabilidade com trabalho, levar as crianças para a escola, entre outras atividades, e por isso não conseguem resolver suas pendências durante a semana. Vim aqui hoje para resolver a questão do meu passe livre no transporte e fui bem atendido.”

A juíza de Direito e coordenadora da Comarca de Luziânia, Luciana Oliveira de Almeida Maia da Silveira, explicou o propósito do projeto “Mais Justiça” em regiões de maior vulnerabilidade e aos sábados. Ela lembrou que trata-se de um projeto do Tribunal de Justiça, que conta com o apoio de diversos órgãos parceiros, como a Secretaria de Segurança Pública, universidades, que disponibilizam advogados, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Secretaria de Saúde, com serviços de vacinação, além do cartório de registro civil.

"É uma ação fundamental para aproximar esses serviços da população, concentrando todos eles em um único local ao longo do sábado. Assim, as pessoas, que muitas vezes não têm tempo durante a semana, podem utilizar o sábado para resolver uma série de demandas”, disse Luciana Oliveira.

O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), destacou a relevância do evento no município: “Aproximar os serviços do Poder Judiciário da população que tanto precisa é essencial. A Justiça é um instrumento fundamental para garantir o Estado democrático de direito e combater a injustiça.”

Sorgatto também agradeceu a presença da Assembleia Legislativa, representada pelo deputado Ricardo Quirino, e a cobertura feita pela TV Assembleia e pela Agência de Notícias. “Quero agradecer e cumprimentar a participação da Assembleia Legislativa, representada aqui pelo deputado Quirino, um grande paralmentar da nossa região, e também à TV Assembleia e à Agência de Notícias, órgãos que levam informação a toda a sociedade goiana. Parabenizo-os por estarem aqui cobrindo esse evento tão importante."

Dezenas de pessoas procuraram a Ouvidoria do Idoso para sanar suas dúvidas sobre processo judicial ou para denunciar abuso sofrido por algum idoso. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.