Novo Sistema de Avaliação de Desempenho de servidores efetivos foi apresentado nesta manhã no Parlamento goiano

Os gestores da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) participaram de treinamento na manhã desta segunda-feira, 28, sobre o novo Sistema de Avaliação de Desempenho de servidores.
No curso, os gestores puderam conhecer a ferramenta que já está disponível na Intranet da Casa de Leis, na aba Avaliação de Desempenho, e que proporcionará que os servidores efetivos sejam avaliados em vários campos de atuação por suas chefias imediatas.
O diretor executivo da Presidência, Rubens Kirstem Júnior, informou que o sistema começou a ser implantado em 2018, após um projeto que ele apresentou para a Diretoria de Gestão de Pessoas na época. “De lá para cá, nós demos andamento ao projeto, conversamos com o departamento de Tecnologia da Informação (TI) e agora a ferramenta está pronta para ser usada.”
Kirstem Júnior destacou que, além da agilidade no processo, porque agora está totalmente informatizado, o sistema de avaliação será mais moderno e voltado para as pesquisas desenvolvidas ao longo desses anos. “Com esse sistema moderno, a gente valoriza realmente questões de perfis comportamentais e um detalhe importante: ele será como um instrumento de desenvolvimento e não relacionado à questão de remuneração. É uma ferramenta de desenvolvimento pessoal muito atualizada, pois, a partir dos feedbacks e das avaliações, também será possível direcionar capacitações para servidores que serão realizadas pela Escola do Legislativo”, frisou.
O gestor disse, ainda, que, nesse primeiro momento, a ferramenta será destinada para uso dos servidores efetivos, mas posteriormente a avaliação deve ocorrer também para os comissionados. “A ideia inicialmente é fazer com servidores efetivos, mesmo porque eles precisam ser avaliados. Isso é exigência de avaliação relacionada ao servidor efetivo. Mas a ideia, pela agilidade do processo, é fazer com todos os servidores da Casa”, concluiu.
Diretora de Gestão de Pessoas, Sulema de Oliveira Barcelos pontuou que a avaliação de desempenho da Alego é uma iniciativa que está amparada pela Resolução nº 1639/2017, art. 2º, III: “desenvolver ações e atividades de formação acadêmica e estudos visando à aproximação da sociedade ao Parlamento goiano”.
Ela explicou que a avaliação será anual e que terá início no mês de maio. “Nesse momento, a gente fará a avaliação do desempenho para os efetivos, aqueles que estão em estágio probatório. Essa será uma ferramenta para avaliá-los, inclusive para ver se eles são aprovados no estágio probatório. Mas, independentemente de estar ou não no estágio probatório, a resolução diz que o efetivo tem que ser avaliado de tempos em tempos. Isso é necessário para que se veja o seu desempenho, se está adequado dentro da Casa, porque tem uma prerrogativa de que, se o desempenho não estiver ok, mesmo ele sendo estável, pode haver a demissão”, enfatizou.
O treinamento de hoje foi realizado pela manhã. À tarde, a partir das 14 horas, também haverá a capacitação com o mesmo conteúdo destinado para os gestores que não puderam participar no período matutino.