Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Virmondes propõe política estadual para fortalecer a atuação dos Conselhos Tutelares

09 de Maio de 2025 às 11:30

O deputado Virmondes Cruvinel (UB) apresentou o projeto de lei nº 10572/25, que institui a Política Estadual de Conscientização sobre a Importância dos Conselhos Tutelares. A proposta tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre o papel desses órgãos e fortalecer sua atuação na proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente em todo o estado.

De acordo com o texto, a nova política deverá atuar em diversas frentes, como a divulgação das atribuições dos Conselhos Tutelares conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o incentivo à participação da sociedade civil no fortalecimento dessas instituições e a promoção de campanhas educativas permanentes. Também estão previstas ações voltadas à melhoria da interlocução entre os conselhos e os órgãos públicos, ao estímulo à formação continuada dos conselheiros e à criação de canais acessíveis de comunicação com a população, inclusive por meio de plataformas digitais e redes sociais.

Outro ponto importante da proposta é a promoção de debates, seminários e encontros estaduais que possibilitem a troca de experiências e o aprimoramento das práticas adotadas pelos Conselhos Tutelares nos municípios goianos. A justificativa apresentada por Virmondes destaca que esses órgãos, apesar de sua autonomia e relevância legal, ainda enfrentam limitações estruturais e sofrem com a falta de reconhecimento e compreensão por parte da sociedade.

“O Conselho Tutelar não é um órgão de punição, mas sim um agente essencial na promoção de direitos, atuando em parceria com escolas, unidades de saúde, Ministério Público, Defensoria Pública e demais instituições do Sistema de Garantia de Direitos”, afirma o parlamentar.

A proposta também enfatiza que, além de conscientizar a população, a política busca aprimorar a qualificação técnica dos conselheiros e fortalecer os vínculos institucionais entre os conselhos e os órgãos de proteção da infância, como forma de garantir mais eficiência nas respostas às situações de vulnerabilidade e violação de direitos.

O projeto será analisado inicialmente pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alego, onde será designado um(a) relator(a) para emitir parecer sobre sua tramitação.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.