Com apoio de Virmondes Cruvinel, Alego sediou lançamento de livros de educação financeira voltada ao Ensino Fundamental
O Palácio Maguito Vilela foi palco, nessa segunda-feira, para lançamento de quatro volumes da coleção “Na Real – Finanças que transformam”, dedicados aos estudantes do sexto ao nono anos do Ensino Fundamental, iniciativa dos professores Rubens Pereira e Débora Naiure, que já trabalham com educação financeira nas escolas há vários anos e sentiram a necessidade de um material didático específico sobre o assunto. O evento teve o apoio do gabinete do deputado Virmondes Cruvinel (UB).
Segundo os autores, a partir da detecção dessa carência, eles se uniram para desenvolver uma ferramenta que pudesse ser utilizada para colaborar com as escolas na formação financeira de crianças e adolescentes. “Ao trabalhar a educação financeira nas escolas, trabalha-se as habilidades e competências que um cidadão precisa para conseguir gerir a sua vida adulta. A iniciativa parte em disseminar a educação financeira e começar na base, onde precisa ser feita, que é no Ensino Fundamental”, explicou Rubens Pereira.
A coletânea foi formulada a partir de cinco eixos: impostos, investimentos, sustentabilidade, empreendedorismo e gestão financeira. Segundo a professora Débora Naiure, cada um desses eixos vai sendo aprofundado ao longo dos quatros volumes. Além disso, a matemática básica é retomada nos exercícios. “Nós sabemos desse déficit na matemática básica na educação. Então, nosso material não atende só educação financeira, mas também dá o suporte para a matemática básica.”
O material foi desenvolvido para ser trabalhado, preferencialmente, nos quatro anos da segunda fase do fundamental 2, mas não é obrigatório que a sequência seja seguida, sendo que o volume 1 pode ser introduzido em qualquer série, atendendo, especialmente, às escolas que estão iniciando o trabalho com o tema.
Segundo Débora Naiure, o material foi formulado para que seja trabalhado como uma disciplina independente no currículo, ministrada uma vez por semana. Ela também destaca que todo o conteúdo é inédito e foi produzido pelos dois autores. “Os exercícios são autorais, as ilustrações são autorais, nada de banco de imagens, nada de banco de exercícios, tudo preparado com muito carinho para atender essa demanda.”
Virmondes Cruvinel disse que todas as pautas da educação têm apoio da Assembleia Legislativa e a educação financeira, assim como o empreendedorismo, são pautas prioritárias, porque são referências para fomentar, desde cedo, essa preocupação e o cuidado com a gestão financeira para quem quer montar um próprio negócio e para gerir as próprias vidas também. “O presidente Bruno Peixoto sempre ressalta que ideias boas, bons exemplos que fortalecem a educação, tem acolhimento do Poder Legislativo.”
O parlamentar também lembrou que seu mandato tem apresentado proposituras, tanto no fomento ao empreendedorismo, como também o debate sobre educação financeira. Além disso, ele tem conversado com a Secretaria de Estado da Educação e com as pastas municipais no sentido de incentivar iniciativas que promovam a educação financeira.
“A pauta da educação, primeiro tem que partir, quanto à estruturação de grade, da esfera federal. Aqui, os estados trabalham pautas transversais, já trazendo disciplinas como a matemática e outras disciplinas, aderindo a essa discussão e dentro do contexto das suas realidades. É isso que temos tratados com as pastas da educação”, disse Cruvinel.