Jornalista e professora fala dos riscos e desafios da profissão
Na sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista, na manhã desta sexta-feira, 9, a jornalista, editora e mestre em Educação Silvana Monteiro discursou em nome dos homenageados. Ela compartilhou sua trajetória de mais de 30 anos na profissão, destacou o papel transformador do jornalismo na sociedade e na vida de quem o exerce. “Jornalismo é uma profissão que nos transforma em seres humanos melhores. Aqueles que passam pela formação e vivem o jornalismo ganham uma sensibilidade única, que nos humaniza.”
Silvana fez uma reflexão sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelo jornalismo, como a proliferação das fake news e o uso indevido das redes sociais. “As redes sociais são ferramentas importantes, mas também perigosas, pois qualquer pessoa com um celular pode produzir conteúdo sem os critérios éticos e técnicos do jornalismo profissional”, alertou.
Paixão
Apesar dos desafios, a jornalista reforçou sua paixão pela profissão: “Jornalistas são, acima de tudo, apaixonados. Trabalhei com rádio, jornal impresso, fui professora, consultora, assessora, pesquisadora e hoje me aventuro também na edição literária e acadêmica. É uma profissão plural, rica em experiências.”
Ao encerrar, a homenageada disse ser muito grata ao jornalismo. “E hoje, ao olhar para esta plateia e ver tantos colegas e ex-alunos que também escolheram essa profissão, sinto um orgulho imenso. Viva o jornalismo goiano! Viva Isanulfo Cordeiro!", concluiu.