Assembleia Legislativa celebra instituição do Dia da Mulher Motociclista com exposição e homenagens

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizará, nesta sexta-feira, 16, uma sessão solene extraordinária em homenagem ao Dia da Mulher Motociclista, a partir das 19 horas, no Plenário Iris Rezende. A homenagem foi proposta pelos deputados Coronel Adailton (Solidariedade) e Bruno Peixoto (UB), presidente da Casa.
A Lei nº 23.362, de 23 de abril de 2025, de autoria dos propositores da solenidade, institui a data a ser celebrada anualmente no primeiro sábado do mês de maio e a inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. O deputado Coronel Adailton falou sobre a iniciativa: “A mulher motociclista é valorizada aqui na Assembleia Legislativa de Goiás, na pessoa do nosso presidente Bruno Peixoto e de toda a nossa assessoria. Teremos, nesta semana, essa solenidade para homenagear, reconhecendo cada vez mais que o lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive em cima de uma moto de alta potência”.
Exposição
Na manhã desta terça-feira, 13 de maio, o Parlamento goiano abriu a "Exposição de Motos", ocasião em que Coronel Adailton destacou a relação entre a iniciativa e seu trabalho à frente da Comissão de Turismo. “A nossa parceria em torno da Comissão de Turismo, desde que assumi a sua presidência, tem o intuito de valorizar todos os segmentos. Gosto muito do esporte e é nesse sentido que nós resolvemos homenagear os motociclistas aqui na Assembleia Legislativa”.
O parlamentar contou que uma servidora da Casa o inspirou a propor a valorização do motociclismo e da participação feminina. “Inspirado pela nossa servidora Neolete Freitas, nós optamos por valorizar também o segmento das mulheres motociclistas, sejam pilotos, sejam garupas, que se aventuram e têm a coragem de acompanhar os seus companheiros pilotos, e a maioria que gosta de pilotar também e sentir o vento. Nós queremos valorizar não apenas as mulheres motociclistas, mas reconhecer a força delas em todas as categorias e em todas as situações”, ressaltou o parlamentar.
A servidora Neolete Freitas expressou satisfação em poder expor a sua paixão pelo motociclismo na exposição. “Para mim, é um orgulho imenso. Nós somos o primeiro estado brasileiro a ter esse dia registrado em seu calendário. E o fato de os nossos representantes do Legislativo olharem para a força da mulher até nesse segmento, que ainda sofre distinção e preconceito, é uma grande conquista. Hoje, a mulher motociclista é uma força enorme no turismo e na economia”, opinou a servidora.
A esportista também revelou que sua paixão pelo motociclismo surgiu ainda na infância e especificou sua preferência pela marca Harley, muito popullar entre os motoqueiros: “A Harley é mais do que uma moto, ela é um estilo de vida, uma família, companheirismo, parceria, é uma coisa incrível”, definiu.
Motocicletas fabricadas pela Harley-Davidson e Bayerische Motoren Werke (BMW) estão expostas no hall de entrada da Alego. O acervo ficará disponível para visitação até a próxima sexta-feira, 16.